Política

Renan Calheiros se recusa a fazer perguntas a médicos e deixa CPI

Senadores governistas reclamaram imediatamente do comportamento do emedebista

Por Redação com Novo Extra 18/06/2021 11h11
Renan Calheiros se recusa a fazer perguntas a médicos e deixa CPI
Senador Renan Calheiros - Foto: Reprodução

O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), recusou-se nesta sexta-feira, 18, a fazer perguntas aos dois médicos que estão na comissão do Senado e deixou a mesa. Eles são defensores do tratamento precoce contra a covid-19.

"Não tenho nada para perguntar", afirmou Renan após ser questionado pelo senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS), autor da convocação dos dois médicos.

Os senadores governistas reclamaram imediatamente do comportamento do emedebista. Marcos Rogério (DEM-RO) pediu para o presidente Omar Aziz (PSD-AM) escolher outra pessoa para ocupar a relatoria.

Os médicos Francisco Cardoso Alves e Ricardo Ariel Zimerman, convidados pela base do governo do presidente Jair Bolsonaro para falar à CPI da covid, iniciaram seus depoimentos defendendo a autonomia dos médicos para aplicar medicamentos em pacientes de covid-19.

O uso de remédios sem comprovação científica para a doença, como a cloroquina, patrocinado pelo chefe do Planalto, é uma das linhas de investigação da comissão.

Os dois médicos tentaram se distanciar de vinculações políticas com o governo Bolsonaro, pontuando que colaboraram com gestões anteriores, inclusive a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e defenderam a prescrição de remédios mesmo que a bula desses produtos não orientasse a aplicação para covid-19.