Política

Após cinco anos, Senador Fernado Collor pode retornar ao Partido Trabalhista Brasileiro

Há uma boa relação entre o ex-presidente e o presidente nacional da legenda, o ex-deputado Roberto Jefferson

Por Redação com Jornal de Alagoas 14/06/2021 14h02 - Atualizado em 14/06/2021 15h03
Após cinco anos, Senador Fernado Collor pode retornar ao Partido Trabalhista Brasileiro
Senador Fernando Collor - Foto: Reprodução

O senador Collor pode se filiar, mais uma vez, ao Partido Trabalhista Brasileiro, segundo o jornalista Ricardo Mota. 

Ainda de acordo com Mota, há uma boa relação entre o ex-presidente e o presidente nacional da legenda, o ex-deputado Roberto Jefferson.

Collor iniciou sua carreira política em 1979 na Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e foi nomeado prefeito de Maceió. Em 1982, renunciou ao cargo e filiou-se ao Partido Democrático Social (PDS), em que foi eleito Deputado Federal. 

Posteriormente foi para o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), atual Movimento Democrático Brasileiro (MDB), e foi eleito governador de Alagoas em 1986. Renunciou ao governo do estado de Alagoas em 14 de maio de 1989, e ingressou ao Partido da Reconstrução Nacional (PRN), hoje conhecido como Partido Trabalhista Cristão (PTC), pelo qual foi eleito Presidente da República, o primeiro pelo voto direto desde a ditadura militar. 

Nos anos de 1999 até 2006 fez parte do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro. Em 2007, filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Fernando Collor foi eleito Senador pelo estado de Alagoas para o mandato de oito anos, em seguida foi reeleito para o mandato de 2015-2023, e em seguida foi reeleito para o mandato de 2015 - 2023, passando pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC) e está atualmente no Partido Republicano da Ordem Social (PROS).