Política
Governador de Alagoas se reúne com Bolsonaro hoje (24)
Encontro acontece com os presidentes de outros poderes e alguns governadores para tratar da gravidade da Covid-19 no Brasil

O presidente Jair Bolsonaro se reúne nesta quarta-feira (24) com os presidentes de outros poderes e alguns governadores para tratar da necessidade de uma atuação conjunta para tentar reverter a gravidade do atual estágio da pandemia de Covid-19 no país.
De cada região, ao menos um governador foi convidado. Do Nordeste, o escolhido foi o de Alagoas. A informação veio dos deputados estaduais e foi confirmada por interlocutores palacianos. A reunião com o grupo de governadores é considerado momento inédito nos últimos 300 dias.
Renan Filho será, portanto, o único governador da região presente ao encontro – mas não será o único nordestino, nem alagoano.
O governador cancelou a agenda prevista para o final dessa terça e para esta quarta-feira e embarcou para participar do encontro presencial. Em Brasília terá ao seu lado ao menos dois outros alagoanos: o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e o presidente do STJ, ministro Humberto Martins.
A reunião convocada por Bolsonaro terá a participação dos presidentes da Câmara, Senado, Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas da União, alguns governadores e também o procurador-geral da República.
No encontro, Bolsonaro deve ouvir sugestões dos presidentes de outros poderes. O objetivo é montar uma coordenação nacional das ações de enfrentamento da Covid-19 e acontece no momento em que a situação se agrava no país, atual epicentro da pandemia no mundo.
Na reunião
Segundo Wellignton Dias (PP-PI), coordenador do Fórum de Governadores, ficou combinado que os participantes levarão ao chefe do Executivo uma série de demandas. Medidas restritivas para todo o país estarão na lista. Dias não foi convidado e não estará presente.
No grupo que irá ao Palácio do Planalto nesta quarta, 6 dos 7 governadores são alinhados ao presidente. Apenas Renan Filho (MDB-AL) destoa, mas não tem tido conflitos públicos com Bolsonaro.
Ratinho Júnior (PSD-PR), aliado do presidente, é um dos que estão vendo o toque de recolher dar resultados, segundo ele mesmo diz. Seu decreto restringe a circulação de pessoas entre 20h e 5h.
O governador do Paraná afirma que, além desse tema, haverá um pleito para que se aprove de novo uma lei que facilite compras na área de saúde. A que existia deixou de valer em dezembro. O cronograma de vacinação também entrará na pauta.
*Com informações do TNH1
