Política

Comícios e caminhadas eleitorais foram liberadas pela Justiça em Alagoas

Candidatos deverão tomar responsabilidade em seguir todos os protocolos de segurança sanitária

Por Blog do Edivaldo Junior 14/10/2020 10h10
Comícios e caminhadas eleitorais foram liberadas pela Justiça em Alagoas
Foto: reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), decidiu manter a realização de comícios e caminhadas na campanha eleitoral em Alagoas,  após uma reunião on-line realizada na tarde desta terça-feira (13). A decisão invalidou a  portaria da 17ª zona eleitoral,  que suspendia a realização de comícios e caminhadas em São Luís do Quitunde, Paripueira e Barra de Santo Antônio.

A decisão, apesar de beneficiar os candidatos,  a decisão coloca em questionamento sobre como de fato serão feitas as fiscalizações dos riscos sanitários promovidos por este tipo de aglomeração.

Os desembargadores  envolvidos no caso, deixaram os próprios candidatos como os responsáveis a cumprir os protocolos sanitários e as regras do plano de distanciamento social controlado de Alagoas. Ou seja, os eventos terão público limitado, uso obrigatório de máscaras, distância de 1,5 metro entre pessoas, aferição de temperatura e disponibilização de álcool em gel.

O secretário de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, se manifestou no processo e apresentou uma série de recomendações, tais como: disponibilização de pontos para lavagem das mãos ou solução alcoólica a 70%, instalação de tapete sanitizante na entrada do comitê de campanha, ventilação natural nos locais dos eventos políticos, entre outros.

Em eventuais desobediências ao protocolo sanitário estabelecido, a própria população poderá manifestar a sua insatisfação utilizando-se do aplicativo Pardal, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com ele, o cidadão comum poderá prestar queixas sobre irregularidades em campanhas eleitorais.