Política

Superintendente dos Povos Originários de Alagoas, Cicinho Jiripankó, falece aos 47 anos de idade

Ativista era formado em história e conhecido por sua luta enquanto liderança indígena

Por Redação 09/02/2026 17h05
Superintendente dos Povos Originários de Alagoas, Cicinho Jiripankó, falece aos 47 anos de idade
Cicinho Jiripankó foi um importante ativista pelos direitos dos povos originárioa - Foto: Reprodução / Sedh

A Secretaria de Direitos Humanos do Estado de Alagoas comunicou, neste domingo (08), o falecimento do Superintendente de Povos Originários do Governo do Estado de Alagoas, Cicero Jiripankó, aos 47 anos. A causa da morte não foi divulgada.

Cicinho, como era conhecido, era conhecido por sua trajetória na luta pela ampliação do território e valorização da cultura indígena. Nascido no aldeamento Ouricuri, em Pariconha, Alagoas, graduou-se em História pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e atuou como educador, escritor e intelectual indígena.

“Neste momento de dor, a Secretaria manifesta solidariedade ao povo indígena Jiripankó e as mais sinceras condolências aos familiares, amigos e a todos que conviveram com sua admirável trajetória de vida. Gratidão por tudo e por tanto”, declarou a Secretaria em nota.

Repercussão


Além da Secretaria, outras entidades lamentaram o falecimento de Cicinho Jiripankó. O deputado Ronaldo Medeiros (PT/AL) declarou que “Recebo com profunda tristeza a notícia do falecimento do nosso companheiro de jornada, Cicinho. Sua partida não é apenas uma perda pessoal, é uma perda política, histórica e coletiva”.

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal de Alagoas (NEABI/UFAL), também prestou condolências ao ativista.

“Cícero Jiripankó lutou com coragem, dignidade e fé até o fim de sua vida, deixando uma trajetória marcada pelo compromisso com a defesa dos povos indígenas e pela luta intransigente por direitos, memória e justiça. Seu legado inclui, de forma especial, a parceria sólida e comprometida com o Neabi Sertão, construída na luta coletiva em defesa dos povos indígenas, contribuição que seguirá sendo lembrada e honrada”, declarou por meio de nota.

Leia a nota da Sedh na íntegra:

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE CÍCERO JIRIPANKÓ

É com profundo pesar, mas guiados pela esperança, que a Secretaria de Direitos Humanos do Estado de Alagoas comunica o falecimento do Superintendente de Povos Originários do Governo do Estado de Alagoas, o professor e antropólogo Cícero Pereira dos Santos, conhecido popularmente como Cicinho Jiripankó, ativista histórico da Resistência Indígena em Alagoas.

Cicero Jiripankó, escritor e intelectual orgânico da causa indígena, foi mais que um ativista político, foi um missionário comprometido com suas tradições e culturas originárias. Sua partida deixa um vazio imenso nas lutas sociais do povo indígena alagoano, mas seu legado de existência e de resistência, permanece vivo em cada semente indígena plantada neste solo sagrado e ancestral.Uma vida dedicada ao povo indígena e a articulação política e espiritual dos excluídos.

O Superintendente estava empenhado na elaboração da minuta do Conselho Estadual de Políticas Públicas para os Povos Indígenas e também o Plano Estadual do segmento, com audiências públicas agendadas para o sertão e o agreste nos próximos meses.

Neste momento de dor, a Secretaria manifesta solidariedade ao povo indígena Jiripankó e as mais sinceras condolências aos familiares, amigos e a todos que conviveram com sua admirável trajetória de vida. Gratidão por tudo e por tanto.