Política

Ibope: Dilma vence eleição no 1º turno

Aécio cresce 6 pontos, chega a 20%, mas segue em 2º; Eduardo Campos alcança 11%

Por Da Redação com Com Ibope Notícias 22/05/2014 17h05
Ibope: Dilma vence eleição no 1º turno
Se a eleição fosse realizada hoje, Dilma seria reeleita no primeiro turno - Foto: Divulgação

Pesquisa do Ibope sobre as intenções de voto para presidente da República em 2014 aponta a atual presidente Dilma Rousseff (PT) seria reeleita o primeiro turno, se a eleição fosse realizada hoje. A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 19 de maio de 2014, entrevistou 2.002 eleitores e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com o Ibope, no cenário com dez pré-candidatos, Dilma tem 40% das menções (tinha 37% em abril e 40% em março), Aécio Neves (PSDB) cresce seis pontos percentuais em relação ao levantamento de abril e aparece com 20% das menções (tinha 14% em abril e 13% em março), enquanto Eduardo Campos (PSB) tem 11% das intenções de voto (aumento de cinco pontos percentuais em comparação com o estudo de abril, quando tinha 6%, mesmo percentual da pesquisa de março).

Também pontuou na pesquisa o candidato Pastor Everaldo (PSC), com 3%, contra 2% em abril e 3% em março. Já José Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Levy Fidélix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Randolfe Rodrigues (PSOL) somam 3% das menções. Votos brancos e nulos totalizam 14% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 10%.

Espontânea

Quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados aos entrevistados, 22% declaram espontaneamente que votariam em Dilma Rousseff para presidente, nível de citação que, considerando a margem de erro, é o mesmo registrado na última pesquisa, quando Dilma era citada espontaneamente por 23% dos eleitores.

Na sequência, os eleitores também citam Aécio Neves (PSDB), com 8% (7% em abril), o ex-presidente Lula (PT), com 6%, mesmo percentual de abril, Eduardo Campos (PSB), com 4% (2% no mês anterior), Marina Silva (PSB), com 2% (4% em abril), e José Serra (PSDB), com 1%, mesmo percentual de citação registrado no mês passado. Os demais possíveis candidatos somam 1% das menções. Os que ainda não sabem dizer espontaneamente em quem votar totalizam 37% e outros 18% afirmam que votariam em branco ou nulo.

Segundo turno

Em uma eventual disputa entre Dilma e Aécio Neves, a atual presidente tem 43% das intenções de voto, contra 24% do senador mineiro. Votos brancos e nulos somam 24% e os indecisos, 10%.

Se a disputa for com Eduardo Campos, Dilma também leva vantagem, com 42% das menções ante 22% de Campos. Votos brancos e nulos totalizam 25% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 12%.

Rejeição

O Ibope Inteligência perguntou aos eleitores em quem eles não votariam de jeito nenhum para presidente. Dilma Rousseff é citada por 33% dos eleitores, seguida por Aécio Neves com 20%, Lula com 17% e Pastor Everaldo com 16%. Levy Fidélix é mencionado por 15%, Eymael e José Maria por 14%, Eduardo Campos por 13% e Mauro Iasi, Randolfe Rodrigues e Eduardo Jorge por 12% cada. Aqueles que afirmam poder votar em qualquer um dos candidatos somam 10%, enquanto 24% não sabem ou não respondem à pergunta. O entrevistado poderia citar mais de um candidato.