Polícia

Bombeiros ampliam efetivo de guarda-vidas em 73% para o Carnaval em Alagoas

Operação Verão reforça prevenção e salvamento em praias e eventos festivos

Por Redação 05/02/2026 16h04
Bombeiros ampliam efetivo de guarda-vidas em 73% para o Carnaval em Alagoas
Bombeiros ampliam efetivo de guarda-vidas em 73% para o Carnaval em Alagoas - Foto: CBMAL

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) anunciou o reforço de seu efetivo para a Operação Carnaval 2026, que começou em 31 de janeiro e segue até 17 de fevereiro, cobrindo tanto as prévias quanto os dias oficiais da folia. Durante o período, a corporação contará com 57 viaturas e 80 guarda-vidas por dia, o que representa um aumento de 73% no efetivo operacional.

Os postos de guarda-vidas em todo o estado também receberam reforço estratégico, ampliando a cobertura em áreas de maior risco. A medida foi detalhada em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (5).

Operação Verão e Carnaval
A ação integra a Operação Verão, realizada anualmente entre dezembro e março, voltada para prevenção de acidentes, salvamentos em ambientes aquáticos e terrestres e resposta rápida a emergências. O plano é necessário devido ao aumento de turistas e banhistas durante a alta temporada.

No Carnaval, a estratégia se baseia em três pilares: prevenção, com fiscalização e antecipação de riscos; salvamento, com atuação técnica em ocorrências; e resposta rápida, reduzindo o tempo de atendimento em emergências.

Presença nos eventos
Desde o fim de janeiro, os bombeiros já atuam em ações preventivas e estarão presentes em grandes eventos como Jaraguá Folia, Pinto da Madrugada, Banho de Mar à Fantasia e Bloco Vulcão. No Jaraguá Folia, a fiscalização de estruturas provisórias será intensificada, enquanto no Pinto da Madrugada o foco será o controle de multidões.

Cobertura no interior e litoral
A operação se estende por todo o estado, com efetivo dimensionado conforme a demanda de cada localidade. No interior, haverá presença em festas como Carnalaje (São José da Laje), Traipu Folia (Traipu), Bloco Tudo Azul (Murici) e Bloco do Povo (Palmeira dos Índios).

Nas praias, 14 postos de guarda-vidas tiveram reforço, incluindo pontos estratégicos em Maragogi, Barra Grande, Japaratinga, Patacho, São Miguel dos Milagres, Mirante da Sereia, Gauxuma, Jacarecica e Jatiúca. No litoral sul, a cobertura contempla Francês, Barra de São Miguel, Gunga, Lagoa do Pau (Coruripe) e Sobral.

Postos sazonais também foram implantados em locais de grande movimentação, como o Pontal do Peba (Piaçabuçu) e a Prainha (Penedo).

Estrutura e tecnologia
Os militares atuarão com viaturas de resgate, quadriciclos para patrulhamento na faixa de areia, motos aquáticas, botes infláveis, jangadas e viatura de mergulho. Além disso, drones serão utilizados para monitoramento de áreas e identificação de correntes de retorno.

A operação ocorre de forma integrada com a Polícia Militar, o Departamento Municipal de Transporte e Trânsito, a Polícia Civil e o programa Salva Mais, garantindo um Carnaval mais seguro para moradores e turistas.