Polícia
VÍDEO: fumaça de incêndio atrapalha visão de condutores na Avenida Márcio Canuto, em Maceió
Suspeita é de que fogo tenha começado a partir da incineração de lixo
Uma ação perigosa foi flagrada na Av. Márcio Canuto, em Maceió, na tarde desta segunda-feira (26). A fumaça de um incêndio, iniciado em terreno baldio, estava atrapalhando a visão dos motoristas que passavam pelo local.
A suspeita é de que o incêndio tenha sido provocado por queima de lixo. A prática é perigosa e já foi configurada como crime no artigo 54 do Código Penal Brasileiro. Dentre os principais riscos, estão a redução da visibilidade em vias públicas - o que aumenta os riscos de acidente -, propagação rápida do fogo - especialmente em períodos de tempo seco -, a liberação de gases tóxicos prejudiciais à saúde e possibilidade de explosões.
“Consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais ou destrua a flora”, explica o texto.
Confira:
Orientações
O Corpo de Bombeiros informa que, em caso de flagrante, é importante que a população não tente combater o fogo por conta própria, especialmente em áreas abertas ou próximas a vias de tráfego. A recomendação é:
Acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, informando o local exato da ocorrência;
Caso o fogo esteja próximo a rodovias ou avenidas, alertar também aos órgãos de trânsito, se possível;
Manter distância da fumaça, evitando a inalação, principalmente crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios;
Não jogar água ou tentar apagar o fogo sem treinamento, pois isso pode agravar a situação ou colocar a pessoa em risco.
Já o Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL) informa que "A Política Nacional de Resíduos Sólidos também proíbe expressamente a queima de qualquer tipo de lixo, inclusive resíduos domésticos", e que "as multas podem variar de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, conforme a gravidade da infração. As denúncias podem ser feitas pelo aplicativo IMA Denuncie, disponível para Android e iOS".


