Polícia
MP aciona Plid de São Paulo para tentar localizar alagoano desaparecido
Desaparecimento ocorreu no dia 5 de janeiro, em Jundiaí
O Ministério Público de Alagoas (MPAL) acionou, por meio da coordenação do Núcleo de Apoio às Vítimas e Desaparecidos (Navid), o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid/SP), com o intuito de encontrar Rafael da Silva Barros, que desapareceu em Jundiaí (SP).
Apesar do caso não ter ocorrido em Alagoas, familiares de Rafael são alagoanos e estão tentando, junto com amigos, achá-lo.
A promotora de justiça e coordenadora do Navid, Marluce Falcão, explicou como procedeu o acionamento à unidade do Ministério Público de São Paulo (MPSP).
"O caso foi registrado no Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid) e o desaparecimento de Rafael foi comunicado ao PLID-SP. As investigações e o acompanhamento das buscas estão sendo feitos pela Polícia Civil.
O caso
Em um boletim de ocorrência (BO), familiares informaram que Rafael da Silva saiu de casa no dia 5 de janeiro de 2026, por volta das 5h36, levando seu aparelho celular que, por alguns dias, esteve conectado. Segundo informações, em um dos telefonemas, ele estava na Estação Francisco Morato, indo no sentido Jundiaí.
Até sábado (10), Rafael ainda estava visualizando as mensagens em seu celular, mas sem respondê-las.


