Cooperativismo

Unicafes-AL projeta acesso a novos mercados para agricultura familiar

Encontro de planejamento reuniu cerca de 20 cooperativas e representantes de instituições públicas

Por BCCOM Comunicação 16/01/2026 19h07 - Atualizado em 16/01/2026 19h07
Unicafes-AL projeta acesso a novos mercados para agricultura familiar
Encontro reuniu lideranças e representantes de instituições do setor rural - Foto: Assessoria

A União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) promoveu, nesta sexta-feira (16), no auditório da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, da Indústria, do Comércio e dos Serviços (Sedics), o Encontro Anual de Planejamento, reunindo cooperativas singulares de diversas regiões do estado em um momento estratégico de alinhamento e construção coletiva.

O encontro, que reuniu cerca de 20 cooperativas de segmentos como arroz, milho, frutas, coco, derivados do leite e ovinocultura, foi marcado pela apresentação dos eixos estratégicos de trabalho para o ano, focados em comercialização, acesso a mercados, visibilidade, formação cooperativista, fortalecimento das mulheres e ampliação das oportunidades para inserção dos produtos da agricultura familiar no mercado formal. Na oportunidade, a Unicafes-AL apresentou seu calendário de ações e os principais eixos de atuação. 

Para o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, o encontro cumpre papel central na consolidação do cooperativismo. “Estamos fortalecendo os alicerces organizativos, comerciais e legais das cooperativas, dialogando diretamente com as demandas mais imediatas do setor, especialmente o acesso ao mercado e às políticas públicas, para manter o cooperativismo na ordem do dia da economia alagoana e aproximar o campo das cidades”, destacou.

No eixo da comercialização, foi anunciado o Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar, que contará com nove etapas a partir de fevereiro, com uma proposta renovada, mais integrada e com maior visibilidade. 

O circuito passa a dialogar com o turismo, priorizando municípios com potencial turístico, ampliando o alcance dos produtos cooperativados e fortalecendo as feiras como vitrines estratégicas. 

O secretário executivo da Agricultura Familiar da Seagri-AL, Ronaldo Targino, participou do encontro, apresentando a programação e reforçando o papel das feiras como instrumento de geração de renda e aproximação com o consumidor.

O encontro também evidenciou os avanços resultantes das articulações institucionais conduzidas pela Unicafes-AL. Edivaldo Júnior, diretor financeiro, destacou o crescimento da participação da agricultura familiar na merenda escolar, que saiu praticamente do zero para 26% este ano. “Esse resultado é fruto do trabalho conjunto da Unicafes-AL com o Governo do Estado, cooperativas e gestores públicos, garantindo mercado e valorização da produção local”, afirmou Edivaldo Júnior.

O evento também contou com o secretário executivo de Cooperativismo da Sedics, Júnior Benitez, que anunciou a ampliação do programa Armazém Alagoas Mais Cooperativas, com reabertura da unidade de Arapiraca e novas unidades em Delmiro Gouveia e Coruripe.

Representando as cooperativas, Alan Vieira, da Coafasa,produtora de milho em Olivença, ressaltoou importância da união para fortalecer o agricultor familiar. “Quando estamos organizados no coletivo, o produtor ganha mais segurança para produzir, mais respaldo para enfrentar os desafios e, principalmente, mais condições de resolver a comercialização, que é uma das maiores dificuldades no campo”, avaliou.

O vice-presidente da Unicafes-AL, Roberto Moura, destacou a retomada de iniciativas estratégicas para fortalecer o diálogo com o poder público. Segundo ele, a reativação do projeto Rota da Merenda Legal será fundamental para aproximar cooperativas, educação e prefeituras, garantindo a efetivação das compras do PNAE e o cumprimento do percentual obrigatório destinado à agricultura familiar.

Ao final do encontro, a Unicafes-AL apresentou seu calendário institucional para 2026, consolidando uma agenda contínua de planejamento, capacitação e ações estratégicas para o fortalecimento do cooperativismo em Alagoas.