Polícia
Polícia flagra abatedouro clandestino em União dos Palmares; dono foi preso
Estabelecimento estava funcionando normalmente e foram localizadas carcaças de carneiros e suínos, abatidos em espaço sem higiene
O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) flagrou o funcionamento de um abatedouro clandestino em União dos Palmares, município da Zona da Mata de Alagoas. A informação foi divulgada neste sábado (10) pela corporação.
O estabelecimento estava funcionando normalmente, com a presença do proprietário do imóvel e funcionários em atividade. A equipe ambiental 01 chegou ao estabelecimento a partir de levantamentos realizados pelo Serviço de Inteligência da unidade (P2).
No interior do matadouro, foram localizadas diversas carcaças de carneiros e suínos, abatidos em um espaço sem higiene, com descarte irregular de resíduos, presença de urubus e forte odor.
Os policiais também identificaram condições inadequadas e precárias, sem qualquer autorização oficial dos órgãos ambientais e sanitários.
De acordo com o BPA, é crime construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer estabelecimento potencialmente poluidor sem licença ou autorização do órgão ambiental. A conduta caracteriza crime ambiental previsto no artigo 60 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).
O material foi apreendido e o dono do matadouro foi levado para o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de União dos Palmares, onde foi autuado.




