Polícia

Argentina prende três brasileiros suspeitos de ligação com o Comando Vermelho

Detidos tentavam cruzar a fronteira por rota clandestina e teriam fugido de megaoperação no Rio

Por Redação 01/11/2025 15h03
Argentina prende três brasileiros suspeitos de ligação com o Comando Vermelho
Argentina prende três brasileiros suspeitos de integrar o Comando Vermelho - Foto: Reprodução

Três brasileiros foram presos por policiais argentinos na madrugada deste sábado (1º), na província de Misiones, suspeitos de integrar o Comando Vermelho. Eles tentavam atravessar a fronteira entre o Brasil e a Argentina por uma rota clandestina, segundo informou a Polícia de Fronteira do país vizinho.

Os homens foram interceptados em uma área de mata próxima ao rio Uruguai, nas imediações da cidade de Alba Posse, que faz fronteira com Porto Mauá, no Rio Grande do Sul. A ação foi conduzida pela Brigada de Inteligência Criminal de Fronteira.

De acordo com as autoridades argentinas, os três teriam fugido do cerco policial realizado no Rio de Janeiro durante a Operação Contenção, que resultou em 121 mortes e 113 prisões nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte carioca.

Os detidos foram identificados como Ednei Carlos dos Santos, de 25 anos; Luís Eduardo Teixeira de Souza, de 23; e Jackson Santos de Jesus, de 35 — todos naturais de Rio das Ostras, no Norte Fluminense.

Segundo o boletim policial, dois dos suspeitos têm antecedentes por tráfico de drogas e o terceiro já respondeu por agressão. Eles estavam sem documentação e demonstraram nervosismo ao serem abordados.

A Polícia de Misiones informou, em nota, que os brasileiros permanecerão sob custódia até o recebimento de informações oficiais das autoridades brasileiras.

O caso foi encaminhado à Justiça Federal argentina, que deve decidir se os suspeitos serão extraditados ou permanecerão detidos no país.