Polícia

Detento revela detalhes da fuga em presídio de Maceió; confira

Segundo a polícia, dos cinco detentos, um ainda se encontra foragido

Por Redação 05/09/2025 15h03 - Atualizado em 05/09/2025 16h04
Detento revela detalhes da fuga em presídio de Maceió; confira
Detento revela detalhes da fuga em presídio de Maceió; quatro já foram recapturados - Foto: Reprodução

Um dos cinco presos que fugiram da Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió, nesta sexta-feira (5), revelou detalhes da fuga após ser recapturado. O depoimento foi obtido pelo Portal TNH1 no momento da prisão, em União dos Palmares, na Zona da Mata alagoana.

O detento contou que veio do Presídio do Agreste para realizar exames médicos e foi colocado na mesma cela dos demais fugitivos.

“Rapaz, eu vim do presídio do Agreste, para fazer um exame nos meus rins, que deu problema. Fiquei na área de isolamento, onde estava na mesma cela que eles, e do nada eles resolveram fugir”, relatou.

Segundo ele, a estrutura precária da unidade facilitou a ação. “Facilidade, porque... tinha facilidade, a verdade é essa. Pocaram a parede. A parede já estava meio pocada e terminaram de pocar com os pés, batendo com os pés, e com pedaços de ferro.”

Ele afirmou que não teve tempo para pensar e acabou seguindo o grupo. “Infelizmente, onde a gente está, quando vai ter fuga, não tem como ficar ninguém, senhor. Tá entendendo? Tem que seguir. Infelizmente, e se entregar depois.”

Após romperem a parede, os presos acessaram uma área externa do presídio, pularam o muro de segurança e chegaram à Universidade Federal de Alagoas (UFAL). “Quando quebramos a parede, estávamos ainda dentro do presídio. Subimos a muralha, pulamos para o outro lado e caímos na UFAL.”

Durante a fuga, o grupo se dividiu ao perceber que estavam sendo perseguidos. “Tinha um carro atrás da gente, aí nos separamos. O que foi preso, que mostraram a foto dele aí, ficou em Maceió. Roubamos uma moto, mas não sei o local, sou de Sergipe, não conheço nada aqui.”

O detento também revelou que um dos fugitivos cogitou se entregar. “Teve um que estava vindo com a gente e ficou no meio do caminho. Sei que ele falou com o tio dele, que era da polícia, e que iria se entregar. Passou uma hora e meia ou até duas horas para ele descer da moto.”

Ele ainda comentou sobre o clima dentro da cela antes da fuga. “Eles estavam conversando baixo, cochichando. Eu percebi que tinha alguma coisa, mas não imaginei que fosse fuga. Quando vi, já estavam batendo na parede.”

Questionado se havia algum plano prévio, ele negou. “Não tinha nada combinado. Foi na hora. Eles viram a parede fraca e decidiram. Eu fui junto porque, lá dentro, se você não vai, pode acabar apanhando ou sendo acusado de ter avisado.”

Fugitivos identificados:


• Jonathan Teixeira da Silva (capturado)

• José Carlos Trindade dos Santos (capturado)

• Edivaldo Gabriel Lopes Cavalcanti, vulgo “Vaqueiro” (capturado)

• Ronaldo da Silva Melo (capturado)

• Willis David Peixoto de Vasconcelos (foragido)

As buscas continuam para localizar o último fugitivo. Equipes da segurança pública seguem mobilizadas em diferentes regiões do estado.