Polícia
Depois do Francês, Ronda no Bairro vai a mais duas cidades do interior
A expansão para o interior é vista como um marco na história do programa

Em pouco mais de seis meses à frente da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), o secretário Ricardo Doria tem promovido mudanças e inovações na Pasta. Após o lançamento do Corações da Paz, uma das principais novidades é a interiorização do Ronda no Bairro. O programa criado para Maceió é reconhecido por reduzir em até 80% a ocorrência de pequenos delitos nas áreas em que atua.
A primeira localidade beneficiada fora da capital é a Praia do Francês, em Marechal Deodoro. O próximo passo, adianta Dória, será levar o modelo para Rio Largo e, em seguida, para o Litoral Norte.
“Onde o Ronda chega, é elogiado, principalmente por turistas e comerciantes. Agora começamos a interiorização. Os próximos passos serão Rio Largo e o Litoral Norte”, afirmou Doria.
No Francês, o programa começa com 40 agentes, uma viatura, três motocicletas, três patinetes, três bicicletas, além de duas bases físicas e duas bases móveis. A cobertura vai das 7h até a meia-noite, todos os dias, com foco em policiamento de proximidade, presença ostensiva e atendimento social.
“Temos contado com o apoio do governador Paulo Dantas e também de alguns parlamentares, a exemplo do deputado Rafael Brito. Nosso objetivo é contribuir com o reforço da segurança e com a disseminação da cultura de paz em Alagoas”, ressaltou o secretário.
Criado em 2018, o Ronda no Bairro tornou-se referência em Maceió ao associar patrulhamento ostensivo com uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais e psicólogos, que atuam no acolhimento e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Segundo a Seprev, nos bairros atendidos, além da expressiva redução de furtos e tentativas de homicídio, há aumento da sensação de segurança, fator decisivo para o turismo e o comércio locais.
A expansão para o interior é vista como um marco na história do programa. A estratégia de levar ao Francês — um dos destinos turísticos mais visitados do estado — e, na sequência, a Rio Largo, reforça o papel do Ronda não apenas no combate a delitos, mas na prevenção da violência e na construção de ambientes mais seguros e acolhedores.
Com o reforço de equipamentos, efetivo e bases fixas e móveis, a expectativa da Seprev é que o Ronda no Bairro, já consolidado na capital, se torne um instrumento de referência para a segurança pública em Alagoas, com foco na proximidade, no diálogo com a comunidade e na cultura de paz.
Fique por dentro
Programa Ronda no Bairro chega à Praia do Francês
