Polícia

Líderes de organização criminosa que atua na parte baixa de Maceió e no interior são presos

Seis pessoas continuam foragidas

Por Lucas Araújo* e Evandro Souza* 26/10/2023 13h01 - Atualizado em 26/10/2023 17h05
Líderes de organização criminosa que atua na parte baixa de Maceió e no interior são presos
Igor Diego, diretor da DRACCO, e tenente coronel Lima Lins, comandante da ROTAM, da PMAL - Foto: Lucas Araújo

No início da manhã desta quinta-feira (26), a Secretaria da Segurança Pública de Alagoas (SSP), coordenou três operações em Maceió, Rio Largo, Marechal Deodoro, Coqueiro Seco e Penedo. Até o momento, 11 pessoas foram presas. O comandante do batalhão da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), o tenente coronel Lima Lins, disse em entrevista ao Jornal de Alagoas, que todas as pessoas presas são lideranças de uma organização criminosa que atuavam em bairros da parte baixa de Maceió e em Coqueiro Seco, na região metropolitana.

Em Maceió, a operação Reverso, em parceria com a Delegacia de Narcóticos, da Polícia Civil, e o Batalhão de Rotam, teve como foco desmembrar uma organização criminosa nos bairros do Trapiche, Ponta Grossa e Prado, sendo ramificado também para o município de Coqueiro Seco, região metropolitana da capital. ‘’Foram quatro alvos, a operação foi deflagrada por volta das 5h da manhã de hoje e todos os quatro alvos, inclusive, a liderança dessa organização, foram todos presos.’’ destacou o tenente coronel Lima Lins, comandante do batalhão da Rotam.

As operações denominadas Reverso, Penedo Seguro e Universitários, O objetivo das operações era cumprir 42 mandados, sendo 17 de prisões e 25 de busca e apreensão, o que resultou em 11 prisões. Além disso, houveram prisões em flagrante, além de drogas, armas de fogo e munições apreendidas.

Material Apreendido Operação Reverso

- 240g de maconha;
- 1 balança de precisão;
- 3 celulares;
- Espingarda calibre 20;
- 19 munições de calibre 20;
- 25 munições calibre 22;
- 01 munição calibre 380;
- 07 potes contendo material para recarga de munição (espoleta, chumbinho, pólvora e estopa).

Operação Universitários


R$ 1020,00

As operações

A operação Reverso é fruto de uma investigação realizada de forma conjunta entre a Delegacia de Narcóticos (DNARC), da Polícia Civil, e o Batalhão de ROTAM e cumpre quatro mandados de prisão e quatro de busca e apreensão na capital e no município de Coqueiro Seco. A operação foi denominada como Reverso porque ficou constatado que a organização criminosa vinha expandindo o tráfico de drogas para fora da capital.

Já a operação Penedo Seguro cumpre quatro mandados de prisão e 12 de busca e apreensão em diversas localidades do município de Penedo. As investigações foram realizadas pela Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), também da Polícia Civil, e o 11º Batalhão da Polícia Militar.

A ação é denominada Penedo Seguro em alusão aos esforços das forças de segurança em combater o crime e manter a população da região em segurança.

Por fim, a operação Universitários cumpre nove mandados de prisão e nove de busca e apreensão em Maceió, Rio Largo e Marechal Deodoro. A ação é resultado de investigações realizadas pela DRACCO e o 12º Batalhão e que constataram a presença de um grupo criminoso que vinha praticando diversos crimes nos três municípios.

A operação ganhou o nome de Universitários em alusão ao bairro Cidade Universitária, em Maceió, ser a principal área de atuação dos criminosos e também pelo fato de a investigação detectar que esses indivíduos utilizavam um grupo em uma rede social com o nome de uma Faculdade para se comunicar e tentar passar despercebidos.

Efetivo empregado


Para o cumprimento dos mandados nas três operações, a Polícia Militar empregou policiais dos 11º e 12º Batalhões, da 4ª e 9ª Companhia Independente, do Batalhão de ROTAM, Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Trânsito (BPTran), Batalhão Ambiental ( BPA) e do Batalhão Rodoviário (BPRv).

Já a Polícia Civil empregou policiais da DNARC, DRACCO, do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (TIGRE), da Operação Policial Litorânea Integrada ( OPLIT), da 7ª Delegacia Regional de Penedo, 85° Distrito Policial de Porto Real do Colégio, 86° Distrito Policial de São Sebastião e do 17° Distrito Policial de Marechal Deodoro.

O Comando de Aviação do Estado (COMAVE) também participou das operações.

A população é grande parceira das forças de segurança no combate ao crime e pode contribuir realizando denúncias anônimas sobre homicídios, tráfico de drogas, roubos e organizações criminosas por meio do Disque Denúncia. As ligações para o 181 são gratuitas.

*Estagiários sob supervisão