Polícia

Alagoas registrou nove casos de abuso sexual contra criança ou adolescente somente em 2023

De acordo com dados públicos divulgados pela Polícia Civil de Alagoas., a grande maioria dos casos foram cometidos por pessoas próximas as vítimas

Por Alícia Santos* 03/02/2023 15h03 - Atualizado em 05/02/2023 10h10
Alagoas registrou nove casos de abuso sexual contra criança ou adolescente somente em 2023
Maioria dos casos de abusos ocorrem dentro das próprias residências das vítimas. - Foto: Reprodução

Em pouco mais de um mês, desde o início de janeiro, nove casos de estupros contra crianças e adolescentes, com idades entre dois e treze anos, já foram notificados pela Polícia Civil no estado de Alagoas. Ou seja, em Alagoas, uma criança ou adolescente foi abusada a cada três dias em 2023.

A violência sexual contra crianças e adolescentes, em levantamento feito pelo Jornal de Alagoas, tem, este ano, pelo menos uma outra triste evidência em comum: a grande maioria foi cometido por alguém que possuía a confiança dos pais, quando não eles próprios foram os agressores.

No dia 13 de janeiro, o primeiro crime noticiado pela PCAL, foi o da prisão de um homem de 49 anos, que aparece em vídeo fazendo gestos obscenos para uma criança de apenas sete anos, chamando-a para praticar sexo. O fato ocorreu no Loteamento Hélio Jatobá I, em Maceió. O autor da agressão, neste caso, era um vizinho da vítima.

Já no bairro da Levada, em Maceió, um homem de 36 anos, que praticou diversos crimes de estupro de vulnerável, no ano de 2020, contra uma criança, um menino, de 10 anos, foi preso. Ele foi condenado pelo Poder Judiciário a uma pena de mais de 12 anos de reclusão, no regime inicialmente fechado.

Em Piranhas, Sertão de Alagoas, mais um caso, policiais civis da 28° Delegacia Distrital de Mata Grande (28°DP), prenderam um homem, de 46 anos de idade, acusado pelo crime de estupro de vulnerável. O preso é suspeito de abusar sexualmente de sua própria enteada desde que ela tinha 11 anos de idade, mas só foi descoberto quando a menina completou 15 anos, após a mãe perceber que a filha estava usando medicamentos anticoncepcionais e a menina confirmou.

Na cidade de Olivença, um homem de 65 anos, foi preso suspeito de homicídio. Segundo o que foi investigado pela Polícia Civil, A mulher teria descoberto que o autor vinha abusando sexualmente da filha da vítima, uma menina de 10 anos de idade. Ao ser confrontado pela mãe da criança, o acusado a ameaçou. No mesmo dia, a mulher foi assassinada em sua casa.

Na zona rural da cidade de Rio Largo. um homem, de 43 anos, acusado de estuprar a própria filha, de 13 anos, foi preso, e após a sua prisão foi constatado que a menina está grávida de 8 meses. O caso foi descoberto após profissionais da equipe da secretaria de saúde da cidade, durante visitas na residências desconfiarem da relação entre os dois vítima e agressor e perceberem também que a barriga da menina estava grande.

No município de Olho D’Água do Casado, um homem, de 20 anos, foi preso acusado de estuprar a enteada de apenas 2 anos de idade. Eles eram separados, mas convivia com os filhos da ex-mulher um menina e um menino aos quais abusava sexualmente. Segundo foi apurado, a mãe das crianças se separou do acusado, mas ele continuou a visitar a residência dela, ocasião em que se aproveitava para continuar estuprando a menina. Foi a mãe quem denunciou o ex-companheiro.

No povoado Vista Alegre, na zona rural de Igreja Nova, a PC prendeu um homem de 41 anos suspeito de abusar sexualmente a enteada durante oito anos. De acordo com as investigações, a vítima, que hoje tem 18 anos, vinha sofrendo abusos desde quando tinha 10 anos de idade. O caso só foi descoberto após denúncia feita pela própria vítima, que ao atingir a maior idade, fugiu de casa e denunciou o crime.

Nesta sexta-feira (03), mas um caso foi acrescido a estatística. Um homem de 22 anos, acusado de estuprar uma criança de 2 anos, no dia 12 de janeiro deste ano foi preso. O crime aconteceu no bairro Cidade Universitária, em Maceió. O fato ocorreu quando a criança ficou com o autor enquanto a mãe dela saiu para trabalhar. Quando a avó chegou para buscar a criança, ela apresentava lesões nas partes íntimas no corpo . A criança, do sexo masculino, foi encaminhada ao Hospital da Mulher, onde foi registrado o boletim de ocorrência e encaminhado à Delegacia dos Crimes Contra Crianças e Adolescentes da Capital.

No início do mês de janeiro, um homem de 64 anos foi preso em Alagoas, foragido do Mato Grosso do Sul (MS). Ele havia sido condenado pelo crime de estupro de vulnerável e foi preso no Aeroporto Zumbi dos Palmares.

Em 2022, mais de dois abusos por dia

A continuação de um absurdo que não cessa. De acordo com um levantamento realizado pela Gazeta de Alagoas com dados da Polícia Civil, o número de vítimas de violência sexual em Alagoas no ano de 2022 foi de 865 casos, com uma média de 2,5 abusos por dia de janeiro a novembro de 2022. Pode-se dizer que um abuso era cometido a cada 9 horas no estado. Obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, os dados, disponibilizados pela Polícia Civil, mostram que a maioria das vítimas desse tipo de crime no estado é do sexo feminino.

*Estagiária sob supervisão