Nacional

Emenda Pix para obras financiou show de Jorge e Mateus em São Paulo

Prefeitura de Fartura desviou R$ 1,1 milhão da infraestrutura para cachês sertanejos

Por Redação 03/11/2026 17h05
Emenda Pix para obras financiou show de Jorge e Mateus em São Paulo
Emenda Pix para obras financiou show de Jorge e Mateus em São Paulo - Foto: Reprodução/Prefeitura de Fartura

Uma verba federal no valor de R$ 1,1 milhão enviada via emenda Pix ao município de Fartura, no interior paulista, teve sua destinação alterada pela administração local. O recurso, que originalmente deveria custear obras de infraestrutura urbana, como pavimentação de vias e instalação de iluminação pública, acabou aplicado na contratação de apresentações musicais de três duplas sertanejas, incluindo os cantores Jorge e Mateus.

O desvio na finalidade do montante repassado pela União foi trazido à tona por veículos de imprensa. A liberação do capital tinha como propósito a melhoria direta da qualidade de vida dos moradores por meio de melhorias na estrutura da cidade, mas a gestão municipal optou por transferir o montante para o pagamento de cachês de eventos festivos no município.

As emendas no formato Pix permitem a transferência direta de recursos da União para os cofres municipais e estaduais com menor burocracia de fiscalização prévia. O uso dessa modalidade de repasse para custear shows artísticos em detrimento de intervenções urbanas prioritárias reacende o debate sobre o controle e a transparência na aplicação de verbas públicas no país.