Municípios
Prefeitura de Pão de Açúcar intensifica perfuração de poços para enfrentar estiagem
Município realiza força-tarefa em comunidades rurais para ampliar o acesso à água diante da previsão de efeitos do El Niño
A Prefeitura de Pão de Açúcar intensificou os investimentos em infraestrutura hídrica na zona rural do município para reduzir os impactos de uma possível estiagem associada ao fenômeno El Niño. Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, uma força-tarefa de perfuração de poços artesianos está em andamento em diferentes comunidades, principalmente nas localidades mais distantes do Rio São Francisco.
A iniciativa busca ampliar a segurança hídrica das famílias do campo, garantindo o abastecimento de água e condições para a continuidade das atividades da agricultura familiar, mesmo diante da possibilidade de um período prolongado de seca no Nordeste.
Segundo a gestão municipal, a ampliação das fontes de abastecimento também pretende oferecer suporte aos produtores rurais de uma região conhecida pelas altas temperaturas registradas durante o verão.
O prefeito Jorge Dantas (MDB), destaca que o acesso à água representa uma medida que vai além da infraestrutura e tem impacto direto na qualidade de vida da população sertaneja. Segundo o gestor, essa ação pode renovar a autoestima da população sertaneja e revigorar os sonhos de quem produz e constrói o futuro no campo.
Com a perfuração de novos poços, a administração municipal pretende fortalecer a estrutura de abastecimento nas comunidades rurais e oferecer melhores condições para que agricultores e agricultoras familiares mantenham a produção e o sustento de suas famílias durante os períodos de estiagem.
*Com informações da assessoria
