Nacional

Pai é condenado a 40 anos de prisão por estrupar filha por três anos em SC

Caso foi revelado após a criança participar de uma palestra sobre violência sexual

Por Redação 05/08/2026 11h11
Pai é condenado a 40 anos de prisão por estrupar filha por três anos em SC
Condenação foi baseada nas investigações conduzidas pela DPCAMI de Sangão - Foto: Divulgação/PCSC/ND Mais

A Justiça condenou um homem a 40 anos, oito meses e nove dias de prisão pelo crime de estupro de vulnerável cometido contra a própria filha, de 8 anos, no município de Sangão, no Sul de Santa Catarina. Preso preventivamente desde outubro de 2025, ele foi responsabilizado por abusos que, segundo a investigação, ocorreram de forma reiterada ao longo de três anos.

As investigações conduzidas pela Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) apontaram que os crimes aconteciam quando a mãe da menina saía para trabalhar, deixando a filha sozinha com o pai.

Em depoimento, a vítima relatou que o homem dizia que os abusos eram uma forma de fazê-la "parar de fazer xixi na cama".

O caso só chegou ao conhecimento das autoridades depois que a criança assistiu a uma palestra sobre violência sexual promovida na escola onde estuda, no Rio Grande do Sul, estado para o qual havia se mudado com a mãe. A partir do relato da vítima, a situação foi comunicada à DPCAMI de Sangão, responsável pela investigação.

Réu já havia sido investigado por crimes semelhantes


Durante a apuração, os policiais constataram que o condenado já havia sido investigado, há mais de dez anos, em outros dois inquéritos relacionados a crimes sexuais contra crianças.

Segundo os investigadores, o modo de atuação era semelhante nos casos anteriores. As vítimas eram crianças com menos de 10 anos que conviviam com o suspeito, entre elas familiares e vizinhas. Os crimes aconteciam em momentos em que outros adultos se afastavam, deixando as crianças sozinhas ou próximas ao investigado.

Com a conclusão do processo, a Justiça condenou o réu a 40 anos, oito meses e nove dias de prisão pelo crime de estupro de vulnerável. Ele permanece preso desde outubro de 2025.