Nacional

PC investiga racismo e ameaças contra adolescente negro em grupo de WhatsApp

Família denuncia perseguição e caso é apurado pela Decradi em São Paulo

Por Redação 20/07/2026 17h05
PC investiga racismo e ameaças contra adolescente negro em grupo de WhatsApp
PC investiga racismo e ameaças contra adolescente negro em grupo de WhatsApp - Foto: Reprodução

A Polícia Civil de São Paulo, por meio da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), apura denúncias de racismo, perseguição e ameaças contra um adolescente negro de 16 anos. Segundo o pai, o jovem foi alvo de injúria racial durante cerca de dois meses em um grupo de WhatsApp criado para organizar partidas de futebol em um condomínio na Zona Leste da capital.

De acordo com o relato, o grupo foi rebatizado com referências racistas e a foto substituída por uma caricatura do adolescente. Ele também recebeu áudios com xingamentos e teve suas publicações no Instagram monitoradas por integrantes, que chegaram a criar perfis falsos para continuar a perseguição.

A família afirma que as mensagens passaram a ter conteúdo racial explícito a partir de maio, com insultos como “macaco” e “urubu”. O adolescente também foi alvo de ameaças em chamada de vídeo, quando integrantes exibiram imagens de armas e mencionaram traficantes da região.

O caso foi registrado em boletim de ocorrência e segue sob investigação da Decradi. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), diligências estão em andamento e detalhes serão preservados para garantir a autonomia da apuração. O condomínio aplicou multa aos moradores envolvidos e divulgou nota sobre o episódio.