Nacional
Fundador do MST e ex-deputado do PT morre aos 70 anos
Frei Sérgio Antônio Görgen, frade franciscano e militante histórico da reforma agrária, morreu após infarto no Rio Grande do Sul
Morreu nesta terça-feira (3), aos 70 anos, o frade franciscano e ex-deputado estadual Frei Sérgio Antônio Görgen, em sua residência, no município de Hulha Negra, na Região da Campanha do Rio Grande do Sul. O religioso havia completado 70 anos no último dia 29 de janeiro e faleceu em decorrência de um infarto.
Frei Sérgio foi deputado estadual gaúcho entre 2002 e 2006, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), e teve participação decisiva na criação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e do próprio partido. Militante histórico da reforma agrária, construiu uma trajetória marcada pela defesa da agricultura familiar e dos trabalhadores do campo.
O velório ocorre na tarde desta terça-feira no Assentamento Conquista da Fronteira, em Hulha Negra. Às 19h, será celebrada uma missa presidida pelo bispo Dom Frei Cleonir Dal Bosco, no Salão Paroquial de Candiota. Na quarta-feira (4), as despedidas seguem no Convento São Boaventura, no distrito de Daltro Filho, em Imigrante, com sepultamento previsto para as 16h, no cemitério dos freis, no próprio convento.
Frei Sérgio também foi sobrevivente do massacre da Fazenda Santa Elmira, ocorrido em 1989, durante uma reintegração de posse conduzida no governo de Pedro Simon (MDB), com atuação da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. A ação resultou na morte de 19 pessoas, no município de Salto do Jacuí, na região centro-norte do estado.
Repercussão
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte de Frei Sérgio, a quem definiu como grande amigo, e destacou a trajetória do religioso, marcada por luta e sacrifícios pessoais.



