Nacional

VÍDEO: Estátua da Havan é derrubada por vendaval em Porto Alegre

Cidade já estava sob alerta severo emitido pela Defesa Civil

Por Redação 15/12/2025 17h05 - Atualizado em 15/12/2025 18h06
VÍDEO: Estátua da Havan é derrubada por vendaval em Porto Alegre
Estrutura possuía um total de 35 metros. - Foto: Reprodução / G1

Uma réplica da Estátua da Liberdade, colocada em frente à uma loja da rede Havan localizada em Porto Alegre, foi derrubada por uma forte rajada de vento na tarde desta segunda-feira (15). O vídeo do momento circula nas redes sociais.

A tempestade já estava prevista pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, que colocou a cidade sob alerta severo. De acordo com o órgão, os ventos poderiam à mais de 90km/h. O fenômeno é causado pela passagem de uma frente fria que atinge todo o estado.

A escultura tem o total de 35 metros. O vento derrubou apenas a estátua, que corresponde a 24m desse total.

Em nota, a Havan informou que a área foi imediatamente isolada, seguindo todos os protocolos de segurança, e que a equipe de obras da empresa deve iniciar a retirada da estrutura nas próximas horas. Não houve feridos.


Confira a nota:

NOTA À IMPRENSA

A Havan informa que a Estátua da Liberdade da megaloja de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, caiu na tarde desta segunda-feira, 15, em decorrência de fortes rajadas de vento que causaram danos e prejuízos em toda região.

Na ocasião, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul havia emitido alerta vermelho, com registro de ventos superiores a 90 km/h.

Não houve feridos e danos a terceiros. A área foi imediatamente isolada, seguindo todos os protocolos de segurança, e a equipe de obras da empresa deve iniciar, nas próximas horas, os trabalhos para a retirada da estrutura.

A Estátua da Liberdade possui 35 metros de altura total. A parte que cedeu foi exclusivamente a estátua, com 24 metros de altura. A Havan esclarece que todas as suas estátuas contam com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e que, em Guaíba, a estrutura estava instalada desde a inauguração da megaloja, em 2020.

A empresa reforça que a prioridade é a segurança de clientes, colaboradores e da comunidade. Será realizada uma vistoria técnica para apurar as causas do incidente e definir as próximas medidas.