Nacional
Brasil integra lista dos 10 países mais perigosos do mundo, aponta pesquisa
Ranking internacional destaca avanço da violência em países latino-americanos e coloca Brasil, México, Equador e Haiti entre os piores cenários globais
Brasil, México, Equador e Haiti compartilham em 2025 um dado que preocupa governos e populações: todos figuram entre os dez países mais perigosos do mundo, conforme o índice de conflitos divulgado nesta quinta-feira pela organização ACLED (Armed Conflict Event Location and Data Project).
O levantamento, baseado em quatro critérios — mortalidade, riscos para civis, amplitude territorial dos conflitos e quantidade de grupos armados atuantes — posiciona o México em quarto lugar, repetindo o resultado de 2024. O país aparece atrás apenas da Palestina, Mianmar e Síria, regiões marcadas por confrontos intensos nos últimos anos.
No caso do Equador, o indicador de 2025 coloca a nação sul-americana na sexta colocação. O salto de 36 posições em relação ao levantamento anterior reflete a escalada de violência decorrente de disputas entre organizações criminosas locais ao longo de 2024.
Já Brasil e Haiti aparecem na sétima e oitava posições, respectivamente. Nos dois casos, a classificação está associada à atuação de facções e quadrilhas que disputam territórios; no Haiti, o cenário é agravado pela instabilidade política crônica.
Ranking dos 10 países mais perigosos do mundo em 2025, segundo o ACLED:
- Palestina (mesma posição de 2024)
- Mianmar (mesma posição de 2024)
- Síria (mesma posição de 2024)
- México (mesma posição de 2024)
- Nigéria (mesma posição de 2024)
- Equador (subiu 36 posições)
- Brasil (caiu 1 posição)
- Haiti (subiu 3 posições)
- Sudão (mesma posição de 2024)
- Paquistão (subiu 2 posições)
*Com informações da ACLED

