Nacional

Lenda da MPB, Jards Macalé morre aos 82 anos no Rio

Notícia foi confirmada pela família do cantor e compositor, que tratava uma broncopneumonia

Por Redação 17/11/2025 19h07 - Atualizado em 17/11/2025 20h08
Lenda da MPB, Jards Macalé morre aos 82 anos no Rio
Jards Macalé morreu aos 82 anos e deixou um grande legado na MPB - Foto: Rejane Zilles / Facebook Jards Macalé

Jards Macalé, uma das grandes lendas da Música Popular Brasileira, nos deixou nesta segunda-feira (17), aos 82 anos. A informação foi confirmada pela família do cantor e compositor. Jards estava internado no hospital na Barra da Tijuca, Zona Sudoeste do Rio de Janeiro, tratando uma broncopneumonia. Ele sofreu uma parada cardíaca.

Nas redes sociais, a família divulgou fotos do músico e algumas palavras de lamentação e agradecimentos. "Jards Macalé nos deixou hoje. Chegou a acordar de uma cirurgia cantando "Meu Nome é Gal", com toda a energia e bom humor que sempre teve. Cante, cante, cante. É assim que sempre lembraremos do nosso mestre, professor e farol de liberdade. Agradecemos, desde já, o carinho, o amor e a admiração de todos", escreveu na postagem. 

Em uma das fotos havia uma frase que ele sempre dizia e que ficou marcada no imaginário popular brasileiro. “Nessa soma de todas as coisas, o que sobra é a arte.Eu não quero mais ser moderno, quero ser eterno.”

Macalé nasceu em 3 de março de 1943 no tradicional bairro da Tijuça, Zona Norte do Rio. Com o nome de nascimento Jards Anet da Silva, o músico cresceu em uma família em que a música era uma atividade cotidiana.

Quando criança, tinha na vizinhança grandes nomes do rádio de sua época, como Vicente Celestino e Gilda de Abreu. Adorava valsas e modinhas, que eram frequentemente tocadas pela mãe, Lígia (piano) e pelo pai, que costumava empunhar seu acordeom durante festas.

Durante a trajetória musical, o cantor também foi parceiro de Waly Salomão e Vinicius de Moraes em grandes obras e composições, como "Transa" (1972), álbum do período de Caetano Veloso no exílio, em Londres; e "Mal Secreto", música que compõe o álbum "Jards Macalé" (1972).