Nacional

Homem tenta invadir Palácio do Planalto e leva dois tiros de borracha em Brasília

Segundo a polícia, invasor apresentava sinais de 'possível desorientação mental'

Por Redação com g1 10/09/2025 18h06
Homem tenta invadir Palácio do Planalto e leva dois tiros de borracha em Brasília
Tentativa de invasão ao Palácio do Planalto aconteceu na madrugada desta quarta - Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Um homem de 54 anos foi preso após tentar invadir o Palácio do Planalto, em Brasília, na madrugada desta quarta-feira (10). Ele levou dois tiros de borracha depois de ignorar a ordem dos militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e foi atingido no quadril e na perna.

Segundo a Polícia Militar, o homem apresentava sinais de "possível desorientação mental". O Corpo de Bombeiros também foi acionado. 

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República informou que Leonildo dos Santos Fulgieri pulou a grade que cerca o Palácio por volta das 3h30. 

Em seguida, o homem tentou ultrapassar a proteção da rampa que dá acesso ao segundo andar do prédio. Os militares que atuam na segurança do prédio chamaram a atenção do homem, mas ele continuou avançando em direção à rampa. 

Após os disparos, o rapaz foi capturado e levado para a Superintendência da Polícia Federal, onde prestou depoimento. Não há informações sobre o relato do invasor, nem a sua motivação para tentar entrar no prédio.

A Polícia Militar informou que o mesmo homem já tinha tentado entrar no Palácio por volta das 0h30. No local, a equipe constatou que o homem já era "conhecido" da PM por "ter protagonizado episódios semelhantes anteriormente". 

Ele tinha sido levado para a 5ª Delegacia de Polícia, mas horas depois voltou ao Palácio do Planalto, momento em que foi atingido pelos tiros de borracha do GSI.

Homem também tentou invadir Senado

Segundo o g1 apurou, o homem tem outras passagens na polícia por tentar invadir outros prédios públicos na Praça dos Três Poderes.

Na segunda (8), o mesmo homem tentou entrar no edifício-sede do Senado Federal, durante o dia.

Ele teria dito aos vigilantes que ia "sentar no trono" – em alusão à cadeira do presidente da Casa.

De acordo com os seguranças, ao ser impedido de entrar, o homem virou as costas e foi embora. A tentativa não foi registrada oficialmente.

Nota oficial

Leia abaixo a nota oficial divulgada pela Secretaria de Comunicação Social do governo:

Nesta madrugada, por volta de 3h, um homem identificado como Leonildo dos Santos Fulgieri tentou subir a rampa do Palácio do Planalto. A princípio, foi advertido verbalmente pela guarda presidencial, mas como seguiu avançando, a segurança fez uso de arma não-letal para contê-lo, atingindo a perna e quadril, sem gravidade. Ele foi detido e levado para a Polícia Federal para registro de ocorrência.