Nacional
Menina de 11 anos morre após ser espancada por colegas em escola de Pernambuco
Caso ocorreu em Belém do São Francisco; Polícia Civil investiga as circunstâncias

A estudante Alícia Valentina, de 11 anos, morreu neste domingo (7) após ser brutalmente agredida por colegas dentro da Escola Municipal Tia Zita, em Belém do São Francisco, no sertão de Pernambuco. A Polícia Civil confirmou que a causa da morte foi decorrente das agressões sofridas na última quinta-feira (4).
Segundo relatos, Alícia foi empurrada e bateu com a cabeça no chão durante o ataque. Funcionários da escola a levaram ao hospital municipal após ela apresentar sangramento nasal. A menina foi atendida e liberada. Já em casa, voltou a ter sangramentos — desta vez pelo ouvido — e foi levada ao posto de saúde pela família, sendo novamente liberada.
Horas depois, Alícia começou a vomitar sangue. Ela foi levada de volta ao hospital municipal e, diante da gravidade do quadro, transferida para o hospital regional de Salgueiro. De lá, seguiu para o Hospital da Restauração, no Recife, onde chegou em estado crítico e teve morte cerebral confirmada.
A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as circunstâncias do caso. Por envolver menores de idade, detalhes sobre os agressores e a motivação não foram divulgados. O Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Educação acompanham o caso.
Em nota, a escola afirmou ter prestado todo o socorro necessário à estudante, mas não comentou o episódio de agressão. A Prefeitura de Belém do São Francisco declarou que está prestando assistência à família e que o caso está em processo de apuração “para que sejam adotadas todas as medidas cabíveis, de forma responsável e transparente”.
O corpo de Alícia Valentina será sepultado nesta segunda-feira (8), no cemitério da cidade.
