Polícia

PM registra flagrantes de tráfico de drogas e cativeiro ilegal de aves em três municípios de AL

PM registra flagrantes de tráfico de drogas e cativeiro ilegal de aves em três municípios de AL

Por Redação* 11/01/2026 14h02
PM registra flagrantes de tráfico de drogas e cativeiro ilegal de aves em três municípios de AL
Material apreendido em ação da PM no município de Piranhas - Foto: Ascom PM-AL

A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) realizou, neste fim de semana, ações em diferentes regiões do estado que resultaram em prisões por tráfico de drogas e na apreensão de aves silvestres mantidas em cativeiro ilegal.

Em Piranhas, no sábado (10), equipes da Companhia Independente de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes) prenderam um homem de 30 anos por tráfico de entorpecentes. A ocorrência foi registrada no bairro Sementeira, após denúncia anônima sobre a comercialização de drogas na região.

No local, os policiais encontraram o suspeito em um terreno baldio. Durante a abordagem, ele confirmou possuir uma arma de fogo e indicou onde estavam escondidos os entorpecentes e outros materiais ilícitos. Foram apreendidos uma espingarda artesanal calibre 20, 214,6 gramas de crack, 196 gramas de maconha, R$ 392 em espécie, além de uma balança de precisão e um aparelho celular.

Após receber voz de prisão, o homem foi conduzido ao Hospital Regional do Alto Sertão para exame de corpo de delito e, em seguida, encaminhado à Delegacia Regional de Delmiro Gouveia, onde foi lavrado o flagrante.

Já em Delmiro Gouveia, no domingo (11), no bairro Eldorado, o 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM) apreendeu um adolescente de 15 anos com 24 pedras de crack, um cigarro de maconha e uma pequena quantidade da mesma substância.

A ação foi realizada por equipes do Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes) e do oficial de operações, após informações repassadas por um cidadão sobre um grupo que estaria reunido com possível uso de drogas. Durante a abordagem, os policiais encontraram entorpecentes e dinheiro em cédulas de pequeno valor com um dos adolescentes.



Questionado, o menor informou que havia mais drogas em sua residência. Com autorização formal da mãe, as equipes realizaram buscas no imóvel, onde localizaram o restante das substâncias e embalagens plásticas no quarto do adolescente. Ele foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, posteriormente, ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) para os procedimentos junto à Polícia Civil.

Na área ambiental, no sábado (10), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreendeu 12 aves silvestres no município de Viçosa. A operação ocorreu após denúncias e levantamentos feitos pelo serviço de inteligência da unidade.



No Conjunto Frei Damião, os policiais constataram, ainda da área externa da residência, diversas gaiolas penduradas na sala e na cozinha, contendo aves mantidas sem autorização dos órgãos ambientais competentes. A moradora informou que os animais pertenciam ao irmão, que posteriormente se apresentou e colaborou com a fiscalização.

Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e as aves foram recolhidas e encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).