Nacional

Vídeo: Ônibus biarticulado bater em trem e parte ao meio; 11 pessoas ficam feridas

No total 25 pessoas estavam no trem, o acidente aconteceu no Parána

Por Folhapress 23/07/2025 16h04 - Atualizado em 23/07/2025 17h05
Vídeo: Ônibus biarticulado bater em trem e parte ao meio; 11 pessoas ficam feridas
Ônibus biarticulado parte ao meio após bater em trem em Curitiba - Foto: Reprodução / TV Globo

Um acidente envolvendo um ônibus biarticulado e um trem deixou 11 passageiros feridos em Curitiba, no Paraná, na noite de terça-feira (22). O ônibus partiu ao meio.

O motorista do ônibus não respeitou os avisos sonoros, de acordo com a empresa responsável pela composição.

O acidente ocorreu por volta de 23h30, no bairro Cabral, quando o coletivo, que levava 25 pessoas, tentou cruzar a passagem de nível sobre os trilhos, no momento em que a composição passava.

De acordo com a Rumo Logística, o ônibus cruzou a faixa preferencial de uma passagem em nível.

"O acidente aconteceu após o motorista tentar cruzar a ferrovia quando o trem se aproximava, desrespeitando a sinalização do local e não adotando os procedimentos de segurança: 'pare, olhe e escute'", afirmou.

O maquinista, segundo a Rumo, acionou a buzina conforme procedimento padrão nos cruzamentos com vias municipais, mas foi surpreendido pela ação do motorista e acionou os freios de emergência, mas não foi possível parar a tempo devido ao peso e tamanho da composição.

A concessionária afirmou que solicitou o suporte das equipes de emergência para prestar atendimento médico aos acidentados.

"De acordo com as leis do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a preferência é sempre do trem, e é considerada infração gravíssima atravessar uma Passagem em Nível sem parar previamente", reforçou a companhia.

Os feridos foram atendidos em hospitais de Curitiba e região metropolitana e depois liberados.


A liberação da via ocorreu ainda durante a madrugada.

Segundo a Polícia Civil do Paraná, o motorista do ônibus afirmou aos policiais que não escutou o alerta sonoro do trem. O caso é investigado.

A Urbs (Urbanização de Curitiba S.A.) lamentou o acidente e disse que as equipes de fiscalização auxiliaram no atendimentos às vítimas.

A empresa afirmou que as condições do acidente ainda serão apuradas.