Nacional

Oito estados e DF já decretaram emergência por avanço da dengue; veja quais

Além disso, 192 municípios publicaram decretos devido à alta de casos da doença

Por UOL 05/03/2024 09h09
Oito estados e DF já decretaram emergência por avanço da dengue; veja quais
O Brasil tem 1.212.263 casos prováveis da doença - Foto: iStock

Após a decisão de hoje do governo de São Paulo, o Brasil tem nove unidades da federação com decretos de emergência por dengue.

O que aconteceu

Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Amapá e o Distrito Federal também já decretaram emergência. Além disso, 192 municípios publicaram decretos devido à alta de casos da doença.

Emergência de Saúde é um instrumento legal que torna mais ágeis medidas administrativas. Cada ente federativo tem autonomia para tomar essa decisão, segundo o Ministério da Saúde.

O Brasil enfrenta uma epidemia de dengue, com 1.212.263 casos prováveis da doença e 278 mortes confirmadas em 2024. Ainda estão sob investigação 744 óbitos.

A dengue é considerada epidêmica quando as infecções atingem 300 casos para cada 100 mil habitantes. No país, a taxa de incidência já chega a 597 casos por 100 mil habitantes.

Fique atento aos sintomas

- Febre alta;
- Dor no corpo e nas articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.
Em caso de sintomas, procure uma UBS (Unidade Básica de Saúde). Não faça uso de medicamentos sem conhecimento médico.

Como se proteger

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Por isso, a melhor forma de evitar a transmissão é combater a proliferação do inseto. Para isso, o importante é eliminar possíveis locais de armazenamento de água como manter a caixa d'água fechada e encher até a borda os pratos das plantas com areia.

Colocar no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água também é uma recomendação dos especialistas. Além disso, é preciso manter as calhas limpas e não deixe água acumulada sobre a laje.

É importante também usar repelente.