Nacional

Fãs da cantora Ludmilla batem recorde histórico de doações de sangue

Só nesta quarta-feira (05), foram mais de 500 doações - o maior número desde a abertura do banco de sangue, em 1944. Cada doação pode ser trocada por ingressos do evento Numanice, que acontece no Rio de Janeiro

Por G1 Rio 06/07/2023 12h12 - Atualizado em 06/07/2023 12h12
Fãs da cantora Ludmilla batem recorde histórico de doações de sangue
Entrada do Hemorio lotada em dia de troca de doação de sangue por ingressos para show da cantora Ludmilla - Foto: Reprodução

O número de doações de sangue do Hemorio nesta quarta-feira (5) foi o maior em um único dia na história do banco de sangue, criado em 1944. O motivo é a ação em parceria com a cantora Ludmilla, que dá a quem doar sangue um ingresso para o evento Numanice, no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, no próximo sábado (08).

De acordo com a assessoria de imprensa da unidade, foram mais de 500 doações. A campanha continua na quinta e na sexta, das 7h às 17h. Algumas senhas foram distribuídas para quem estava na fila até o fechamento dos portões.

Cantora se disse feliz e prometeu mais ingressos. Ao saber do recorde, Ludmilla se disse feliz por poder ajudar tantas pessoas. “Estou muito feliz por estar movimentando uma campanha tão importante, que vai ajudar tantas pessoas, ainda mais com o apoio do público. Me sinto realizada por fazer parte de uma iniciativa como essa, que vai além da música, com o “‘Numanice’”

A produção da cantora informou ainda que a distribuição de ingressos está mantida para a quinta e sexta, mesmo com as mais de 500 doações no primeiro dia.

Quem fizer uma doação em qualquer posto de coleta da instituição ganhará uma entrada individual para o show, mas as entradas são limitadas e podem esgotar. As cadeiras são do setor superior do estádio.

Imagens de filas no Hemorio ganharam destaque nas redes sociais desde cedo. A cantora se manifestou sobre o sucesso da iniciativa.

"Eu acordei tão feliz e grata com essas imagens de vocês no Hemorio. O Numanice começou uma festa e virou uma experiência que alimenta a nossa alma em muitas camadas. Estou realmente honrada e grata por fazer isso com vocês. Que Deus abençoe a sua vida, vocês salvaram muitas hoje!", afirmou Ludmilla.

A associação entre a cantora e a instituição não é nova. Ludmilla foi embaixadora do Hemorio em 2021.

Quem pode doar

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar, no mínimo, 50 kg. Também é preciso estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Eles também devem portar ainda um documento de identidade do responsável.

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas até 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. A perfuração na região oral ou genital ainda segue como impeditivo para doações enquanto houver uso da peça.

Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doenças de Chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue.

Além disso, quem foi infectado pela Covid-19 pode doar após 10 dias do desaparecimento dos sintomas. Quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias (48h em caso da Coronavac).