Municípios

Vistoria aponta risco de incêndio por falhas elétricas em condomínio de AL

Inspeção encontrou quadros deteriorados, ausência de dispositivos de proteção e falta de manutenção preventiva

Por Redação 15/09/2026 15h03
Vistoria aponta risco de incêndio por falhas elétricas em condomínio de AL
Defesa Civil vistoriou instalações elétricas de residencial em Maceió - Foto: Defesa Civil Maceió

Uma vistoria técnica realizada pela Defesa Civil de Maceió identificou irregularidades nas instalações elétricas do Residencial Lúcio Costa, no bairro Petrópolis, na parte alta da capital. A fiscalização ocorreu após solicitação do Ministério Público de Alagoas (MPAL).

A inspeção teve como objetivo verificar as condições de segurança dos sistemas elétricos do condomínio. Durante a fiscalização, os técnicos encontraram problemas nos quadros de distribuição dos blocos, como ausência de dispositivos de proteção, estruturas deterioradas e falta de manutenção preventiva e corretiva.

Em um dos blocos, a equipe constatou que o quadro de distribuição não atende aos parâmetros estabelecidos pela ABNT NBR 5410, norma que define requisitos para instalações elétricas de baixa tensão.

Também foram identificadas estruturas internas sem proteção adequada e a utilização de madeira na composição dos quadros elétricos.

Segundo a avaliação técnica, as condições encontradas podem aumentar os riscos de curtos-circuitos e princípios de incêndio, especialmente diante da falta de manutenção adequada dos equipamentos.

Em outro quadro vistoriado, os técnicos identificaram a ausência do dispositivo de proteção contra surtos (DPS), equipamento utilizado para proteger a instalação elétrica contra sobretensões transitórias.

De acordo com a avaliação do engenheiro eletricista da Defesa Civil de Maceió, as condições encontradas estão relacionadas à falta de manutenção dos sistemas elétricos do condomínio.

A Defesa Civil Municipal irá elaborar um relatório técnico com os registros da vistoria. O documento será encaminhado ao Ministério Público de Alagoas para subsidiar a adoção das medidas cabíveis.

A população pode acionar a Defesa Civil de Maceió pelo telefone 199 para comunicar situações de risco e solicitar orientações.