Municípios

Ilumina retira mais de 300 toneladas de fios abandonados em Maceió

Mais de 180 quilômetros de cabos em desuso também foram retirados

Por Redação 14/09/2026 14h02
Ilumina retira mais de 300 toneladas de fios abandonados em Maceió
Ilumina também avalia reciclagem do material recolhido - Foto: Reprodução

Mais de 300 toneladas de fiação e 180 quilômetros de cabos em desuso já foram retirados da infraestrutura aérea de 18 bairros de Maceió. O trabalho é realizado pela Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) como parte das ações de ordenamento e despoluição visual da cidade.

Segundo a Ilumina, as intervenções têm como objetivo eliminar cabeamentos sem utilização, organizar a rede aérea e diminuir os riscos provocados por fios abandonados, soltos ou instalados de maneira irregular.

As ações já passaram pelos bairros Cidade Universitária, Tabuleiro do Martins, Farol, Pontal, Centro, Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas, Jacarecica, Mangabeiras, Antares, Poço, Canaã, Santo Amaro, Gruta de Lourdes e Pitanguinha.

A etapa mais recente foi realizada na parte alta da capital. Em agosto, as equipes concluíram um trecho entre a entrada do Conjunto Eustáquio Gomes, na Cidade Universitária, e o Centro, passando pelas avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima e Moreira e Silva.

Somente nesse trecho, mais de 20 toneladas de cabos inativos foram retiradas de aproximadamente 220 pontos. Uma nova frente de trabalho começou na Avenida Tomás Espíndola e segue em direção à Avenida Durval de Góes Monteiro, passando por Pitanguinha, Gruta de Lourdes e Canaã. Os serviços continuam.

Além do impacto visual, os cabos abandonados podem ficar soltos, ocupar espaços inadequados na infraestrutura aérea ou entrar em contato com a rede elétrica, representando riscos para pedestres, motoristas e trabalhadores.

O diretor-presidente da Ilumina, Gutemberg de Melo, destacou o caráter preventivo da operação.

“Fios inativos, que antes ficavam soltos ou em contato indevido com a rede elétrica, representavam um risco real de acidentes para os pedestres e motoristas, e já chegamos a registrar incidentes por causa dessa irregularidade”, afirma.

A continuidade do projeto foi discutida nesta sexta-feira (11), durante uma reunião no Ministério Público de Alagoas (MPAL), que contou com representantes da Ilumina, da Equatorial e da Associação dos Provedores de Alagoas (Aspeal).

Durante o encontro, a Prefeitura reforçou a necessidade de ampliar a participação da Equatorial. Os cabos de telecomunicações são instalados na infraestrutura dos postes pertencentes à concessionária de energia.

A Ilumina informou que encaminhará ao MPAL as informações solicitadas sobre a operação.

A autarquia também avalia formas de reaproveitar o material retirado das ruas. A proposta é encaminhar os cabos para processos de reciclagem e trituração, permitindo que a matéria-prima seja utilizada na fabricação de produtos como tampas para bueiros e em aplicações na pavimentação.