Municípios

Ilumina realiza operação emergencial após incêndio em poste na Avenida Fernandes Lima

Ação do Projeto Poste Limpo remove cabos inutilizados e reorganiza a fiação aérea em trecho de 400 metros da via.

Por Redação com Assessoria 19/05/2026 11h11
Ilumina realiza operação emergencial após incêndio em poste na Avenida Fernandes Lima
Projeto Poste Limpo já organizou mais de 110 quilômetros de rede de cabos na capital alagoana - Foto: Ascom Ilumina

A Autarquia de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina) realizou na manhã desta terça-feira (19) uma operação emergencial do Projeto Poste Limpo na Avenida Fernandes Lima, uma das principais vias da capital alagoana.

A ação foi motivada após um incêndio atingir um poste e parte da fiação instalada na região, comprometendo serviços de telecomunicação. Apesar de telefonia e internet já terem sido restabelecidas pelas operadoras, materiais danificados permaneceram espalhados pela avenida, gerando riscos à segurança e poluição visual.

Segundo o órgão, a operação contempla aproximadamente 400 metros da via, abrangendo sete vãos entre postes. Quatro equipes técnicas atuam simultaneamente na rede aérea, enquanto uma equipe de solo auxilia no recolhimento e descarte adequado dos materiais retirados.

O diretor-presidente da autarquia, Gutenberg de Melo, informou que a expectativa é remover cerca de cinco toneladas de cabeamento sem utilidade. “A Ilumina está realizando este trabalho emergencial após o incidente ocorrido em uma das principais vias da nossa cidade. Muitos desses materiais foram deixados por empresas que não estão mais em atividade e acabam gerando riscos à população”, destacou.

Ainda segundo o gestor, a autarquia intensificou notificações à Equatorial Alagoas, responsável pela estrutura dos postes, cobrando maior fiscalização sobre o uso da rede por empresas de telecomunicações.

O Projeto Poste Limpo já organizou mais de 110 quilômetros de rede de cabos em Maceió desde maio de 2025. A iniciativa já passou por 12 bairros da capital, incluindo Centro, Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Mangabeiras, Farol e Tabuleiro do Martins.

De acordo com a Ilumina, cerca de 200 toneladas de materiais irregulares já foram removidas durante as ações realizadas na cidade.

*Com informações de Ascom Ilumina