Municípios

Hospital Regional de Palmeira dos Índios se torna referência em atendimentos para pacientes transferidos

Hospital conta com 10 leitos para pacientes em estado grave

Por Agência Alagoas 29/01/2026 17h05
Hospital Regional de Palmeira dos Índios se torna referência em atendimentos para pacientes transferidos
HRPI conta com estrutura de ponta para atender pacientes em situação considerada grave - Foto: Ascom HRPI

Cláudia Valéria / Ascom HRPI

O Hospital Regional de Palmeira dos Índios (HRPI) tem se destacado pela agilidade e precisão na regulação e no gerenciamento de pacientes encaminhados de outras unidades da Rede Estadual de Saúde. Atualmente, o hospital conta com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), número suficiente para atender à demanda regional.

A rotina no HRPI é pautada pelo monitoramento constante, decisões rápidas e trabalho integrado entre médicos, enfermeiros e técnicos, que acompanham cada paciente de forma individualizada.

O setor de regulação exerce papel fundamental nesse processo, avaliando pedidos de transferência, analisando a gravidade dos casos e direcionando os pacientes para os leitos disponíveis no momento adequado.

“A regulação organiza todo o fluxo, desde a admissão até a alta, garantindo o uso racional dos leitos e evitando a superlotação. Na UTI, isso é ainda mais crítico, porque estamos lidando com pacientes graves e vagas limitadas”, explica a coordenadora da regulação, Ana Magna Vieira.

Um dos pacientes beneficiados pelo fluxo ágil e eficaz foi José Antônio de Araújo, de 81 anos, morador de Maribondo. No último dia 17, ele deu entrada na UPA de Palmeira dos Índios com dores no peito e falta de ar. Em seguida, foi transferido ao HRPI com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Diante da gravidade do quadro, José Antônio foi imediatamente internado na UTI. Após dias de acompanhamento intensivo, apresentou boa evolução clínica e aguarda alta hospitalar na tarde desta quinta-feira (29), para alívio da família.

“Quando disseram que ele precisava de UTI, o medo foi enorme. Mas, desde o primeiro momento, sentimos que ele estava em boas mãos. Hoje é só gratidão por ver meu pai saindo bem. Aqui não nos faltou nada. Sempre nos informando sobre o estado dele e a alimentação é de primeira”, relatou Mônica Alves, filha do paciente.

Graças ao trabalho articulado da equipe, a UTI do HRPI atende pacientes encaminhados da 8ª Região de Saúde, beneficiando mais de 152 mil habitantes do Agreste e Sertão. Além de Palmeira dos Índios, a unidade acolhe moradores de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão e Tanque d’Arca, ampliando o acesso ao atendimento hospitalar de média e alta complexidade.

A regulação garante que os leitos estejam disponíveis para quem realmente precisa, no tempo adequado, contribuindo diretamente para desfechos positivos.

“É um trabalho contínuo, realizado por uma equipe bastante entrosada com a regulação, sempre com o objetivo de cuidar bem do paciente que chega. Tudo é feito com muito profissionalismo”, destacou Ana Maria, enfermeira plantonista da UTI do hospital.