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Comitiva do Paquistão visita Alagoas para conhecer modelo de alimentação escolar da rede estadual

Experiência apresentada em escola de Arapiraca destaca uso da agricultura familiar e gestão do PNAE

Por Redação* 23/12/2025 16h04
Comitiva do Paquistão visita Alagoas para conhecer modelo de alimentação escolar da rede estadual
Delegação conferiu preparo da alimentação escolar em escola estadual de Arapiraca - Foto: Daniel Albuquerque / Ascom Seduc

Alagoas foi selecionado pelo Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) para apresentar ao Governo do Paquistão as boas práticas adotadas na alimentação escolar da rede estadual de ensino. A visita ocorreu no início de dezembro, na Escola Estadual Costa Rego, localizada no município de Arapiraca.

A escolha do estado se deu pela política de alimentação escolar voltada à oferta de refeições balanceadas, nutritivas e pela valorização da agricultura familiar na aquisição dos alimentos utilizados nas escolas públicas.

A missão internacional foi organizada pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA) no Brasil, em parceria com o Fida, com apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A programação foi dividida em duas etapas. A primeira consistiu em visitas técnicas em Alagoas, com foco em práticas inovadoras de agricultura familiar, sistemas agroflorestais, cooperativismo e no funcionamento do PNAE e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Em seguida, a delegação seguiu para Brasília, onde participou de reuniões institucionais.


Visita à escola


A Escola Estadual Costa Rego foi escolhida para demonstrar, na prática, o modelo de alimentação escolar e a utilização de produtos da agricultura familiar no preparo das refeições. A unidade funciona em regime de ensino integral e atende atualmente 528 estudantes.

A delegação paquistanesa foi composta por dez integrantes, liderados pelo ministro do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Governo do Baluchistão, Zahoor Ahmed Buledi. Também participaram representantes do Fida, entre eles o analista de programas Julio Worman e a diretora do Fundo no Paquistão, Fernanda Thomaz da Rocha.

A comitiva foi recebida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), representada pela superintendente de Alimentação Escolar e nutricionista Raquel Vasconcelo, pela gerente da 5ª Gerência Especial de Educação (GEE), Wanessa Padilha, e pelo gestor da unidade, Denys Carllos Oliveira.


Durante a visita, a equipe da Seduc apresentou todo o processo que envolve a alimentação escolar na rede estadual, incluindo normas federais e estaduais, investimentos, distribuição de recursos, aquisição de insumos e elaboração dos cardápios. Os visitantes também conheceram a cozinha, os refeitórios, laboratórios, biblioteca e espaços de convivência da escola, além de interagirem com alunos e professores.

“Estamos extremamente realizados pela possibilidade de ter esse destaque e pelo reconhecimento dos governos do Brasil e do Paquistão em relação ao trabalho realizado na rede estadual de Alagoas. Isso é fruto do nosso esforço enquanto Seduc e de todos os nossos gestores. Foi muito interessante ver a conexão, ver o quanto eles ficaram interessados pela nossa experiência em Alagoas”, declarou Raquel.

A diretora do Fida, Fernanda Rocha, destacou o interesse do Paquistão em implementar um programa de alimentação escolar inspirado no modelo brasileiro, observando especialmente o funcionamento do repasse de recursos, as diretrizes e o financiamento para atender todos os alunos da Educação Básica.

No Brasil, o PMA mantém um Centro de Excelência de Cooperação Sul-Sul, que atua como espaço de troca de experiências com países da África, Ásia e América Latina, tendo o PNAE como referência para o fortalecimento de políticas de segurança alimentar e nutricional.

“O Fida trabalha aqui no Brasil e trabalha lá também. Temos programas com o governo de apoio ao produtor da agricultura familiar. Já o PMA está apoiando a outra parte, que é como conectar, como estabelecer um programa de alimentação escolar e a gente vai fazer agora esse link com a produção da agricultura familiar. É um trabalho que está em curso e é justamente por isso que a gente escolheu o Brasil. Os paquistaneses estão bastante interessados e queriam ver na prática como funciona o programa de alimentação escolar brasileiro”, afirmou Fernanda.

*Com informações da Ascom Seduc