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Saiba como pedir permissão para uso do solo em festas de fim de ano em Maceió

Alvará de uso do solo deve ser solicitado com 30 dias de antecedência à Semsc

Por Redação 26/11/2025 15h03 - Atualizado em 26/11/2025 16h04
Saiba como pedir permissão para uso do solo em festas de fim de ano em Maceió
Semsc detalha regras para uso do solo em festas de fim de ano na capital - Foto: Ascom Semsc

Com a chegada das festas de fim de ano, cresce o número de eventos ao ar livre em Maceió. Para que essas celebrações ocorram de forma legal em áreas públicas, é obrigatório solicitar à Prefeitura o alvará de uso do solo, emitido pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc).

O pedido deve ser protocolado com 30 dias de antecedência, prazo necessário para análise da proposta, vistoria do local e solicitação de documentos adicionais, conforme explicou o subsecretário de Convívio Social, Júlio Roberto.

O processo pode ser aberto presencialmente na sede da Semsc, na Avenida Afrânio Lages, 297, Farol, ou de forma digital pelo Sistema Unificado de Processo Eletrônico. É preciso apresentar RG, CPF, comprovante de residência, CNPJ (para pessoas jurídicas) e um croqui com a disposição do evento, incluindo palco, banheiros e acessos.

Após o protocolo, a Fiscalização de Posturas realiza vistoria para verificar as condições de segurança. Caso haja necessidade de bloqueio de ruas ou ajustes no tráfego, o organizador deve acionar o DMTT. Em eventos de maior porte, também será exigido o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

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