Municípios
Cadastro e recadastro do Vamu Escolar terminam nesta sexta-feira em Maceió
Mais de 60 mil estudantes já regularizaram seus cartões; atendimento é presencial ou pelo aplicativo
Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para estudantes realizarem o cadastro ou recadastro do cartão Vamu Escolar em Maceió. A medida segue a portaria nº 0414/2024, publicada pelo Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT). Após essa data, os procedimentos só serão retomados no início de 2026.
Desde o início do ano, mais de 60 mil estudantes já realizaram o processo. Cerca de 40 mil optaram pelo atendimento presencial em postos do Vamu Mobilidade, enquanto outros 20 mil utilizaram o aplicativo Vamu Escolar, lançado para facilitar o acesso ao serviço.
Segundo Ramon Moura, gerente comercial do Vamu Mobilidade, a adesão foi expressiva. “A movimentação dos alunos foi excelente e mostra que o procedimento segue sendo um sucesso, proporcionando cada vez mais agilidade, conforto e segurança para todos”, afirmou.
O aplicativo, que passou a permitir o recadastro online em 2024 e o cadastro em 2025, foi apontado como um dos principais fatores para a alta procura. “Essa inovação mostra que os investimentos realizados pelas empresas têm tornado o transporte cada vez mais moderno e dinâmico”, destacou Ramon.
Cada estudante tem direito a 44 embarques mensais com o cartão Vamu Escolar.
Como fazer o cadastro
Estudantes que nunca tiveram o cartão devem apresentar:
• Formulário de Cadastro/Recadastro 2025 (impresso no site vamumobilidade.com.br, carimbado e assinado pela instituição de ensino)
• RG e CPF (originais e cópias)
• Comprovante de residência com CEP (original e cópia, com no máximo 3 meses de emissão)
• Foto 3×4 colorida e atual
• Taxa de R$ 18
Como fazer o recadastro
Para quem já possui o cartão:
• Formulário de Cadastro/Recadastro 2025 (impresso no site, carimbado e assinado pela escola)
• Cartão Vamu Escolar
• RG e CPF (originais e cópias)
• Comprovante de residência com CEP (original e cópia, com no máximo 3 meses)
• Atualização da biometria facial
• Taxa de R$ 9
Locais de atendimento
Cadastro e recadastro:
• Sede do Vamu Mobilidade (Rua Buarque de Macedo, 549) – 7h às 17h
• Terminal do Benedito Bentes – 7h às 16h
Somente recadastro:
• Terminal do Colina – 5h30 às 16h
• Terminal de Cruz das Almas – 5h30 às 16h
• Terminal do Trapiche – 5h30 às 16h
• Terminal do Salvador Lyra – 5h30 às 16h

