Municípios
MP investiga irregularidades em obras do maior Cristo do mundo e do teleférico em Pilar
Obras estão paralisadas há quase 3 anos por motivos desconhecidos; Prefeitura de Pilar informou que não foi notificada sobre a instauração do inquérito civil

Duas grandes obras da Prefeitura Municipal de Pilar, município da Região Metropolitana de Maceió, estão paralisadas há quase 3 anos: a construção do maior Cristo do mundo e de um teleférico, obras iniciadas em 2022.
Tendo em vista essa paralisação e os indícios de irregularidades e desvios, o Ministério Público de Alagoas (MP-AL) começou a investigar o órgão municipal e solicitou cópia do processo administrativo das obras e explicações sobre o fato.
O inquérito civil foi instaurado pelo Ministério Público no dia 8 de agosto de 2025, assinado pelo promotor Silvio Azevedo Sampaio.
No documento, o promotor diz que chegou ao conhecimento do órgão ministerial a existência de duas grandes obras paralisadas da prefeitura, e que foi enviado um ofício à entidade solicitando documentos que autorizaram a construção das obras, bem como informações sobre seu andamento e previsão de término.
"Ocorre que devido ao acúmulo de serviços na promotoria, que também cumula funções eleitorais, e o promotor atuante está como substituto, sendo titular da 37° Promotoria de Justiça da Capital, a notícia de fato venceu seu prazo para conclusão sem que tivesse sido devidamente concluída. Desta forma, foi evoluída a presente notícia de fato para inquérito civil, para investigar as irregularidades, definir responsabilidades e promover, à final, as medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis", diz o promotor no documento.
Por meio de nota, a Prefeitura de Pilar informou que até o momento não recebeu notificação sobre instauração de inquérito civil pelo Ministério Público referente às obras do monumento de Cristo e do teleférico, e que recebeu uma solicitação de informações sobre essas obras.
Porém, o órgão não explicou os motivos da paralisação das construções.
O término da obra da estátua de Cristo estava previsto para julho de 2024, mas foi paralisada por motivos desconhecidos. Segundo a prefeitura, o Cristo terá 70 metros de altura e 60 de envergadura, o que tornaria a estátua o maior monumento religioso do mundo.
NOTA DA PREFEITURA DE PILAR
A Prefeitura Municipal de Pilar informa que, até o momento, não recebeu notificação sobre a instauração de Inquérito Civil pelo Ministério Público referente às obras do monumento do Cristo e do teleférico. Assim que formos oficialmente comunicados, estaremos inteiramente à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários.
É importante destacar que o Ministério Público já havia solicitado informações sobre essas obras em momento anterior, tendo o Município prontamente atendido com o envio de vasta documentação comprobatória, demonstrando nosso compromisso com a transparência e colaboração com os órgãos fiscalizadores.
Acreditamos que uma eventual apuração será positiva para esclarecer à população os fatos e combater as notícias falsas (fake news) que vêm sendo divulgadas sobre o tema, prejudicando projetos fundamentais para o desenvolvimento turístico e econômico de Pilar.
A Prefeitura de Pilar pauta-se pela diligência não apenas no atendimento aos órgãos de controle, mas principalmente na prestação de contas à população pilarense, sempre com total transparência e em conformidade com o interesse público.
