Política
Renan Calheiros rejeita anistia a golpistas e defende punições exemplares
Senador afirma que julgamento no STF é chance histórica de romper com impunidade

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) classificou como “inconcebível” a proposta de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Em entrevista à TV 247, ele defendeu que o julgamento em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) é uma oportunidade para encerrar o ciclo de impunidade em episódios de retrocesso democrático no Brasil.
“O processo está pormenorizado, instrumentalizado com provas, depoimentos, cartas e pronunciamentos. Tudo comprova a participação dessas pessoas nas tentativas de golpe e, portanto, merecem ser punidas exemplarmente”, declarou.
Renan lembrou que pesquisas de opinião indicam rejeição da sociedade à anistia e destacou que já existe jurisprudência no STF que impede perdão ou indulto para crimes contra o Estado democrático de direito. Para o senador, qualquer tentativa de anistia seria um “tiro pela culatra”.
Ele também criticou o tempo gasto com a discussão no Congresso. “Nós deveríamos utilizar o que resta de energia neste ano no sentido de contemplar uma agenda nacional que fortaleça o país e consubstancie cada vez mais a democracia”, afirmou.
