Municípios
Grande Cavalgada de Pindorama se consolida como um dos maiores eventos de Coruripe
Terceira edição reuniu milhares de pessoas e vaqueiros, que celebraram o dia

O domingo, 31 de agosto, ficará na memória de quem participou da III Grande Cavalgada de Pindorama. O evento, que já se consolidou como um dos mais importantes do calendário cultural de Coruripe, foi mais uma vez marcado por emoção, fé, celebração e o orgulho de manter viva a cultura sertaneja nordestina.
Desde as primeiras horas do dia, o distrito de Pindorama foi tomado pelo som do aboio e pela energia contagiante dos vaqueiros. A alvorada ao som do Mini Trio deu início à programação, seguida de um café da manhã reforçado, distribuição de camisas e apresentações de Benjamim Batista, Neto Aboiador e Cudoniz Vaqueiro, que embalaram o público e aqueceram o clima para a cavalgada.
O percurso oficial teve início após o almoço, com a benção aos vaqueiros e a animação de Toca do Vale, puxando o Trio rumo ao povoado Bonsucesso. Em cada parada, era possível sentir a vibração do público e a conexão entre tradição e modernidade.
No final da tarde a cavalgada retomou o trajeto de volta com Vaqueiro Chameguinho, encerrando com chave de ouro ao som contagiante de Doca Sanfoneiro.
Além da beleza da cavalgada, o evento também impressionou pela organização. Foram disponibilizadas estruturas para hidratação e descanso dos animais, ambulância de prontidão e equipe de saúde, equipe veterinária, SMTT, limpeza urbana e um grande efetivo de segurança pública e privada, com mais de 200 profissionais.
Para o prefeito Marcelo Beltrão, a cavalgada reafirma o compromisso da gestão com a valorização das raízes culturais do município.
“A cavalgada não é apenas um desfile de cavalos, é uma manifestação da nossa identidade. Foi emocionante ver famílias inteiras reunidas, vaqueiros de várias regiões e a alegria no rosto de cada participante. Estamos investindo na cultura porque ela move o nosso povo, conta nossa história e projeta Coruripe para o futuro. Agradeço a todos que fizeram parte desse momento inesquecível”, destacou o gestor, que mais uma vez participou de todo o percurso montado, acompanhado do secretário de Articulação Institucional, Marcos Beltrão, do deputado federal Marx Beltrão e demais autoridades.
O secretário de Cultura, Ricardo Curvelo, também celebrou o sucesso da terceira edição.
“Cada detalhe foi pensado com muito carinho. Desde a programação musical até o cuidado com os animais e a segurança dos participantes. Conseguimos realizar uma festa grandiosa, com mais de 2 mil cavaleiros e um público estimado em 10 mil pessoas. Ver esse resultado só reforça que estamos no caminho certo, valorizando o que temos de mais autêntico, que é cultura do nosso povo”, frisou.
Entre os participantes, a emoção era visível. Marilia Lima, é filha do saudoso cantor Cara Veia, ela veio ao evento junto com a mãe e as irmãs. A jovem parabenizou a organização da cavalgada e agradeceu o carinho de todos com seu pai.
“Que momento lindo, participar de eventos assim aquece nossos corações e é uma maneira de manter vivo o legado do nosso pai. Parabéns pela pela festa linda e muito obrigada pelo carinho”, completou emocionada.
Já Silvan de Souza, de 54 anos, emocionou-se ao falar da experiência.
“Cresci em cima de um cavalo, sou pescador, mas acho linda a vida de vaqueiro. Quando vejo essa multidão seguindo a tradição, meu coração se enche de esperança. Parabéns à prefeitura por fazer tudo com tanto zelo. Essa cavalgada é um presente para nós”, destacou.
O encerramento aconteceu no Pátio da Feira em Pindorama, com um verdadeiro show de forró e tradição. Doca Sanfoneiro colocou o público para dançar até o último minuto, fechando com chave de ouro uma edição histórica da cavalgada.
