Política
Alta na aprovação de Lula fortalece grupo de Paulo Dantas em Alagoas
Se o cenário de recuperação continuar, o eixo Lula–MDB pode se consolidar como uma das forças mais competitivas em Alagoas nas próximas eleições
A nova rodada de pesquisas da AtlasIntel indica uma recuperação consistente da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que tende a fortalecer aliados em todo o país — especialmente no Nordeste.
Em Alagoas, o cenário favorece o grupo político do governador Paulo Dantas (MDB) e amplia as perspectivas de reeleição de Renan Calheiros ao Senado e de retorno de Renan Filho ao governo estadual em 2026.
Paulo Dantas tem mantido um nível de aprovação alto, acima dos 60%. Levantamento do Paraná Pesquisas desta semana mostra que 61,6% dos alagoanos aprovam a gestão do governador.
Alinhado com o presidente Lula, Paulo Dantas deve se beneficiar politicamente do aumento de popularidade do presidente.
A sinergia entre o avanço de Lula e a popularidade das medidas sociais recentes, como a isenção do Imposto de Renda e o fim da obrigatoriedade de autoescola para obtenção da CNH, reforça a percepção de um governo voltado para a maioria da população.
Se o cenário de recuperação continuar, o eixo Lula–MDB pode se consolidar como uma das forças mais competitivas em Alagoas nas próximas eleições, com reflexos diretos no projeto de continuidade do grupo de Paulo Dantas e no fortalecimento de Renan Calheiros e Renan Filho.
Pesquisa AtlasIntel – Outubro de 2025
A AtlasIntel/Bloomberg entrevistou 14.063 eleitores do Brasil de 15 a 19 de outubro de 2025. A margem de erro é de 1 ponto percentual e o nível de confiança é de 95%.
1. Aprovação do governo Lula
Aprovação: 51,2%
Desaprovação: 48,1%
É o maior nível de aprovação de Lula desde janeiro de 2024, marcando a primeira vez, desde novembro do ano passado, em que as avaliações positivas superam as negativas.
Cenário eleitoral
Segundo a pesquisa, Lula ampliou sua vantagem sobre todos os adversários em simulações de segundo turno:
Lula x Bolsonaro: 53,8% a 46,2%
Lula x Tarcísio de Freitas: 54,5% a 45,5%
Lula x Michelle Bolsonaro: 55,2% a 44,8%
Lula x Romeu Zema: 56,3% a 43,7%
A pesquisa mostra que o presidente mantém liderança folgada em todas as regiões, com força acentuada no Nordeste, onde a aprovação supera 70%.


