Municípios

Detran leva conscientização pela segurança no trânsito para estudantes de Penedo durante Maio Amarelo

Ações da campanha vão percorrer instituições de ensino de 21 municípios em todas as regiões do estado

Por Assessoria 15/05/2024 09h09
Detran leva conscientização pela segurança no trânsito para estudantes de Penedo durante Maio Amarelo
Cerca de 150 crianças assistiram um esquete teatral com a temática do trânsito - Foto: Fellipe Yuri / Ascom Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) está promovendo, durante o Maio Amarelo, ações de conscientização para estudantes em diversos municípios alagoanos. Nesta terça-feira (14), a cidade de Penedo recebeu a iniciativa, que reuniu 150 crianças para participar de jogos interativos e assistir um esquete teatral com a temática do trânsito no Theatro Sete de Setembro.

As ações de conscientização estão levando boas práticas para crianças e adolescentes, fazendo com que eles sejam multiplicadores das normas de trânsito. E o material aplicado usa da ludicidade para facilitar o ensinamento, a exemplo de roleta de perguntas, jogo passa ou repassa e jogo da memória.

De acordo com Ricardo Couto, subchefe de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, o trabalho com os estudantes repercute ente os adultos, já que pode ser disseminado para os familiares e amigos. “Sabemos que eles vão levar questionamentos para os pais e pessoas mais velhas que estão ao redor e não seguem as normas de trânsito. É muito poderoso levar conhecimento de forma leve, porque incutimos uma cultura de práticas corretas para uma geração futura que terá mais consciência no trânsito”, afirmou.

No Theatro Sete de Setembro, as crianças compartilharam de jogos interativos com a participação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Penedo, e assistiram a esquete produzida exclusivamente para o Maio Amarelo. Ela trata, entre outras questões, sobre as condutas adequadas no trânsito, utilizando uma linguagem acessível para esse público.

A pequena Maria Nicolle, de apenas nove anos, estava afiada ao final da apresentação. “Aprendi muitas coisas hoje, principalmente que não pode andar em alta velocidade, tem que usar o capacete, olhar para os dois lados antes de atravessar a rua e usar o cinto de segurança”, explicou.

Para a professora Maria Marques, a experiência foi enriquecedora tanto para ela quanto para os alunos. “Foi um dia diferente para eles, uma aula fora da sala, que deixou todos bem antenados. Nos próximos dias vou fazer um quiz para fixar bem os conhecimentos adquiridos hoje, para que eles levem para o dia a dia”, ressaltou.

Ao todo, 21 municípios receberão ações educativas voltadas para alunos de diversas instituições de ensino durante o Maio Amarelo.