Municípios

Sesau realiza ação de prevenção e combate a dengue em Arapiraca

Equipes de endemias levaram orientações para a população nesta segunda

Por Assessoria 07/05/2024 12h12
Sesau realiza ação de prevenção e combate a dengue em Arapiraca
Durante o evento, foram distribuídos materiais informativos além de esclarecimentos para a população - Foto: Eduardo Lira / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu nesta segunda-feira (6), no município de Arapiraca, mais uma ação de conscientização e combate à dengue. Durante o evento, foram distribuídos materiais informativos além de esclarecimentos para a população.

A enfermeira da Gerência de Vigilância de Controle das Doenças Transmissíveis, Ana Paula Freitas, participou da ação no Agreste e destaca o quanto a população precisa ser informada para que criadouros do mosquito causador da dengue sejam eliminados.

“Estamos aqui no município de Arapiraca para mais uma ação em conjunto, para conscientização, falar com a população sobre o controle do Aedes aegypti, diminuir a propagação da dengue. O município de Arapiraca trouxe a equipe de endemias, agentes comunitários de saúde. A ação aqui de conscientização e mobilização é grande para que as pessoas, ao sentirem alguns dos sintomas como dores e febre, procurem as unidades de saúde para que possamos diminuir casos graves e óbitos. Então, o momento agora é de conscientização para que as pessoas não acumulem lixo e eliminem criadouros do mosquito”, disse Ana Paula.

Moradora de Arapiraca, a dona de casa Jeilsa Barros também esteve presente ao evento e falou como as informações que recebeu foram importantes. “Essa ação de conscientização aqui é muito boa para que a população deixe de criar focos de dengue para que ninguém adoeça e lote os hospitais. Eu aprendi bastante hoje”, salientou. Dengue

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil. O vírus da dengue (DENV) é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).

Ainda segundo o Ministério da Saúde, todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.

Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. No entanto, a infecção também pode ser assintomática (sem sintomas) e apresentar quadro leve.