Municípios

Tratamento Fora Domicílio suspende atendimento ao público nesta sexta (19)

Por Agência Alagoas 18/06/2015 13h01
Tratamento Fora Domicílio suspende atendimento ao público nesta sexta (19)
Gerente do TFD Estadual informa que programa atende das 8h às 12h e das 14h às 16h (Foto: Olival Santos)

 
O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) irá suspender a atendimento ao público, nesta sexta-feira (19), devido ao início do processo de implantação de um novo sistema informatizado para cadastro e gerenciamento de usuários. O programa, que assegura assistência médica em outros estados, quando o serviço pleiteado não é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas, retoma o atendimento na segunda-feira (22).
 
Durante esta sexta, os técnicos do serviço serão capacitados sobre o novo sistema informatizado que irá passar a ser utilizado na unidade, visando assegurar mais agilidade aos procedimentos solicitados pelos usuários do SUS. De acordo com a gerente do TFD em Alagoas, Lourinete Freire, a modernização do sistema representa um avanço para o programa em Alagoas.
 
Acesso ao Serviço – Para ter acesso ao serviço, que atende ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h, é necessário apresentar os exames que atestam a patologia a ser tratada, além de um laudo, que deve ser preenchido pelo médico do paciente. Essa documentação, acompanhada da Carteira de Identidade, Cartão SUS e comprovante de residência, irá ser analisada pela Junta Médica da Sesau, que irá atestar se o serviço procurado não existe em Alagoas e se o paciente pode fazer uso do programa.
 
“Somente com a autorização concedida, os técnicos do TFD Estadual podem agendar o tratamento e as viagens para o paciente e, caso necessário, para um acompanhante. Após o retorno do paciente ao Estado, devem ser entregues na sede do TFD, as guias emitidas pela direção da unidade hospitalar que realizou o tratamento”, informou Lourinete Freire.
 
Para os usuários do SUS beneficiados, são oferecidas passagens aéreas ou terrestres. E, se houver necessidade, ainda de acordo com Lourinete Freire, o programa também assegura o mesmo serviço para um acompanhante e, ainda, ajuda de custo destinada à alimentação e hospedagem.