Municípios

Mães amamentam na rua para incentivar o aleitamento materno

11/05/2015 12h12
Mães amamentam na rua para incentivar o aleitamento materno

Na manhã desta segunda-feira(11) uma ação de incentivo ao aleitamento materno foi realizada no Centro de Arapiraca. Oito mães que estão em fase de amamentação levaram seus bebes e realizaram um ‘mamaço” coletivo para demonstrar a importância do aleitamento materno.

A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, por meio da Coordenação da Saúde da Criança e faz parte da programação das ações alusivas a IV Semana Mamãe Bebê 2015. O Unicef também apoia o projeto.

Foi montando um stand bastante confortável com poltronas, tapetes, brinquedos e outros itens para deixar mamães e bebês bem confortáveis. Foram realizadas palestras e terapias sobre a importância do fortalecimento do vínculo entre mães e bêbes. 

Aleitamento materno 

O aleitamento materno é um processo que envolve três fatores: ambientais, fisiológicos e emocionais. É muito importante ter o conhecimento de que a produção de leite é determinada pela ação hormonal na gestação e é aumentada quando ocorre o aleitamento materno de forma adequada e não de certas crenças populares que ouvimos no nosso dia-adia. Devemos deixar de acreditar nelas, pois para ter uma idéia, esta crença já são tão fortes que até mesmo profissionais da saúde já estão influenciados.

Apesar de todas as campanhas que são mantidas anualmente, o desmame continua precoce em nosso país, sendo que apenas 6% das crianças brasileiras são amamentadas exclusivamente até 2 meses de vida.