Municípios

Banco de Leite Materno precisa de mais doadoras

Por Assessoria 13/04/2015 16h04
Banco de Leite Materno precisa de mais doadoras

O leite humano é o alimento ideal para os primeiros anos de vida de uma criança. Nele, há tudo o que o bebê precisa: nutrientes, anticorpos e amor.

É no ato de amamentar que a mãe cria ainda mais um elo positivo com seu filho, facilitando o seu desenvolvimento emocional, cognitivo e do sistema nervoso. 

Mas existem algumas mulheres que têm dificuldades neste processo. Para tanto, em Arapiraca, existe o Banco de Leite Materno, situado na Rua Padre Cícero, vizinho ao 5º Centro de Saúde, no bairro do Centro.

O local atende, em uma média mensal, 20 doadoras espontâneas, no entanto o número ainda não corresponde às necessidades.

“Trabalhamos também para sensibilizar essas mães que têm excesso de leite para que possam doar para o nosso estoque, porque daqui este alimento vai diretamente para a UTI do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho para os bebês que necessitam”, diz Gilmara de Menezes, coordenadora do Banco de Leite Materno, que funciona das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Segundo ela, é feita toda uma análise do material coletado até a ida dele à boca dos pequenos arapiraquenses. Às mulheres interessadas em doar, é também realizado cadastro e uma equipe técnica faz visitas domiciliares agendadas para incentivo à doação, mostrando os procedimentos para armazenamento do leite com todos os padrões de higiene.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as crianças sejam alimentadas exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida e que, a partir de então, a amamentação seja mantida por dois anos ou mais, juntamente com o uso de alimentos complementares adequados.