Internacional

Cuba reage a provocação dos EUA e reforça compromisso com soberania

A declaração foi uma resposta direta a uma postagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que publicou na plataforma Truth Social uma imagem do mapa dos EUA incluindo Cuba, Canadá,

Por Sputnik Brasil com Redação 08/09/2026 15h03
Cuba reage a provocação dos EUA e reforça compromisso com soberania
Foto: © AP Photo / Ariel Ley Royero

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, afirmou nesta terça-feira (8) que a ilha "jamais se tornará colônia ou neocolônia de qualquer império" e garantiu a defesa da independência, soberania e autodeterminação do país.

A declaração foi uma resposta direta a uma postagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que publicou na plataforma Truth Social uma imagem do mapa dos EUA incluindo Cuba, Canadá, México, Caribe, Groenlândia e Islândia como parte do território americano, todos destacados com as cores da bandeira dos EUA.

"Cuba, que sabe bem o que significa ser colônia e neocolônia de dois impérios, compreende firmemente que jamais se tornará colônia de nenhum deles. O sangue derramado por sua independência, soberania e autodeterminação não será em vão, e nós as defenderemos até o fim", escreveu Díaz-Canel na rede social X.

Desde que retornou à Casa Branca, em 2025, Trump tem utilizado a estratégia de alterar nomes de regiões em postagens, como forma de provocação. Um dia antes da publicação criticada por Díaz-Canel, Trump já havia postado um mapa dos EUA em que o estado do Novo México aparecia renomeado como "Nova América".

Em agosto, Trump assinou uma ordem executiva para renomear o Lago Ontário, na fronteira entre Canadá e Estados Unidos, para "Lago América". No mesmo mês, publicou também a imagem do estreito de Ormuz com o nome alterado para "estreito de Trump", sugerindo que a mudança seria "uma boa ideia".

Logo após tomar posse, em 20 de janeiro, Trump assinou um decreto mudando o nome do golfo do México para "golfo da América". A presidente do México ironizou a medida e sugeriu rebatizar os Estados Unidos como "América Mexicana". Em coletiva de imprensa, ela apresentou um mapa de 1607, época em que toda a América do Norte era chamada de América Mexicana.

"Por que não chamamos [os EUA] de América Mexicana? É bonito, não é?", provocou a presidente mexicana.

Por Sputnik Brasil