Geral
Papa Leão XIV passará por cirurgia para retirar nódulo no pulmão
Pontífice informou que lesão está em fase inicial; procedimento deve ocorrer em Roma
O papa Leão XIV informou, durante a tradicional oração dominical na Praça de São Pedro, que passará por um procedimento cirúrgico nos próximos dias para a remoção de uma lesão detectada em seu pulmão. O líder religioso explicou que a alteração foi identificada em estágio inicial durante exames de rotina recentes, e que a intervenção médica foi recomendada por equipe especializada para a retirada do tecido.
A assessoria da Santa Sé informou que o procedimento será realizado no hospital Gemelli, localizado na capital italiana, com estimativa de recuperação de cerca de uma semana. A administração do Vaticano não detalhou se a alteração possui natureza benigna ou maligna, nem confirmou eventuais alterações no compromisso internacional do pontífice agendado para o início do próximo mês na América Latina.
Com 71 anos de idade, o religioso norte-americano assumiu o comando da Igreja Católica em maio do ano passado. De acordo com informações oficiais da sede da Igreja, o pontífice mantém rotina regular de atividades físicas e não apresenta histórico recente de outras complicações de saúde.
