Geral
Bloco da Humanização leva alegria do Carnaval a Hospital do Agreste
Além do bloco carnavalesco, o Grupo de Trabalho de Humanização é responsável por reunir a equipe multiprofissional
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, realiza na próxima segunda-feira de Carnaval (16) mais uma edição do Bloco da Humanização. Coordenada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), a ação já é tradição na instituição e percorre enfermarias e corredores, levando música, interação e alegria a pacientes em tratamento, acompanhantes e servidores de plantão.
Em parceria com a Brinquedoteca Alegre e Brinque, do próprio HEA, a atividade amplia o alcance da programação, especialmente entre as crianças internadas. Axé, frevo e marchinhas compõem a trilha sonora da folia, proporcionando momentos de descontração no ambiente hospitalar.
De acordo com Rodrigo Barbosa, coordenador do GTH e assistente social, o bloco faz parte da proposta de cuidado adotada pela instituição. “A humanização está presente também nessas iniciativas. O bloco colabora com o tratamento dos pacientes, ajuda a diminuir a ansiedade dos acompanhantes e reconhece o esforço dos servidores que seguem em plantão, mesmo durante o Carnaval”, afirmou.
A assistente social Eliflan Pereira, coordenadora da Brinquedoteca Alegre e Brinque, ressaltou o aspecto cultural e educativo da ação. “Neste ano de 2026, trazemos cultura, música e orientação sobre os cuidados nesse período carnavalesco, além da alegria proporcionada pelos brinquedistas da Brinquedoteca Alegre e Brinque”, destacou.
Verônica da Silva, integrante do GTH, também enfatizou a importância da iniciativa. “É uma maravilha, tanto para os funcionários quanto para os pacientes. Deixamos o ambiente mais alegre e descontraído, e os pacientes ficam mais felizes. Isso faz parte da terapia. A música também é um cuidado. Eles agradecem quando passamos conversando e levando essa alegria”, relatou.
Além do bloco carnavalesco, o Grupo de Trabalho de Humanização é responsável por reunir a equipe multiprofissional no projeto Sala de Espera, que orienta familiares e amigos de pacientes que aguardam na recepção do HEA o horário de visita, fornecendo informações sobre normas, rotinas e funcionamento do hospital.
Para a diretora-geral do Hospital de Emergência do Agreste, Bárbara Albuquerque, o trabalho do GTH integra a política de cuidado da instituição. “O Hospital de Emergência tem como prioridade o atendimento técnico aliado ao cuidado humano. As ações do GTH, sejam educativas ou culturais, aproximam o hospital das pessoas e contribuem para um ambiente mais acolhedor”, afirmou.

