Geral
Especialistas orientam como curtir a folia com segurança e de forma saudável
Dicas sobre proteção solar, hidratação,Prevenção de infecções e outros cuidados para que a festa não termine no consultório
Com a chegada do Carnaval, especialistas do time multidisciplinar da Hapvida reforçam que a maratona de blocos exige mais do que disposição e fantasia. Dermatologista, nutricionista e infectologista sinalizam os principais cuidados e medidas que garantem uma folia sem transformar a festa em dor de cabeça.
A combinação de sol intenso, suor, maquiagem e glitter pode comprometer a saúde da pele e provocar irritações, queimaduras, acne e até envelhecimento precoce. “A folia expõe a pele a uma sobrecarga de agressões em um curto espaço de tempo; por isso, é fundamental adotar cuidados antes, durante e depois”, orienta o dermatologista Marcelo Picone. Segundo ele, a preparação começa dias antes, com a suspensão de ácidos fotossensibilizantes e reforço na hidratação para fortalecer a barreira cutânea. Durante os blocos, o uso de protetor solar com FPS 30 ou mais e proteção contra UVA e UVB é indispensável, com reaplicação a cada duas ou três horas. “Não adianta aplicar pouco produto. Para o rosto, o ideal é o equivalente a uma colher de chá, 30 minutos antes da exposição”, explica o médico.
Após a festa, segundo o dermatologista, a palavra de ordem é limpeza: “É essencial remover completamente maquiagem, glitter e filtro solar com produtos suaves e hidratar intensamente”. Picone alerta ainda para o risco de alergias e foliculite com o uso excessivo de brilho e cosméticos inadequados. “Use apenas produtos próprios para a pele, faça teste prévio e nunca durma maquiado. Se houver coceira ou vermelhidão persistente, suspenda o uso e procure avaliação médica” conclui.
Para manter o corpo hidratado e pronto para a maratona de blocos sem comprometer a saúde, a orientação de Márcia Berto, nutricionista do Hospital Maceió, a principal dica é nunca sair em jejum, priorizar refeições leves e equilibradas antes da folia, e manter a hidratação constante ao longo do dia.
“No Carnaval, a hidratação é prioridade. Beba água regularmente, mesmo sem sede, principalmente se houver consumo de álcool, pois ele aumenta a desidratação. Intercalar cada bebida alcoólica com um copo de água é uma estratégia simples que faz a diferença”, diz Berto. A profissional reforça que bebidas como água de coco e frutas como melancia, laranja, abacaxi, além de refrescantes, que contém muita água em sua composição, podem colaborar com a hidratação durante o período de exposição ao sol e altas temperaturas.
Já o infectologista Ewerton Soares alerta que o Carnaval reúne condições ideais para a disseminação de microrganismos. “Aglomeração, contato próximo, calor, desidratação e pouco descanso formam um cenário propício para infecções”, diz. Segundo o infectologista, neste período aumentam os casos de doenças respiratórias, infecções gastrointestinais, ISTs e até problemas de pele. “O risco não está na festa em si, mas no conjunto de comportamentos”, explica.
A recomendação inclui higienizar as mãos com frequência, manter hidratação e alimentação adequadas, não compartilhar copos e usar preservativo em todas as relações. “Vacinação em dia e, para alguns casos, PrEP e PEP contra o HIV também são estratégias fundamentais de prevenção”.
O profissional reforça, ainda, que o beijo pode transmitir diversas infecções como herpes, mononucleose, além de outros vírus respiratórios. Ewerton menciona que o risco pode aumentar se a pessoa estiver com feridas na boca, aftas ou sintomas como febre e dor de garganta. “O principal cuidado é sempre o bom senso. Evitar beijar quando estiver doente ou quando a outra pessoa apresenta sinais claros de infecção”, conclui.


